TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia do Olho de Tigre

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

RESENHA: A ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE

A obra de Renato Grinberg, A Estratégia do Olho de Tigre é uma excelente literatura a ser explorada não apenas por profissionais que atuam no segmento executivo, mas sim por todas as pessoas que queiram evoluir e se destacar tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, basta adaptar a leitura ao que se pretende.

Em primeiro lugar é importante destacar a história do autor que é um exemplo de superação e perseverança. Na obra, Grinberg conta sua experiência de sucesso, um homem que deixou de lado a vida nada promissora de um músico instrumental para apostar na carreira de um executivo de sucesso.

Tudo começou quando Grinberg decidiu ir estudar MBA nos Estados Unidos, essa decisão literalmente transformou sua vida, ao trabalhar em empresas mundialmente conhecidas como a Sony e a Warner, Grinberg adquiriu experiência que o fizeram acreditar em seu potencial. Quando regressou ao Brasil, já não se via mais como um profissional sem perspectivas, muito pelo contrário, na sua volta, o autor conta que seu primeiro trabalho foi em uma empresa multinacional, que atuava no ramo de recrutamento e seleção. Segundo Grinberg, essa primeira porta aberta fez com que várias outras portas se abrissem sucessivamente, o contato com outros executivos que buscavam novas oportunidades de trabalho fez com que ele passasse a refletir cada vez mais sobre o quanto as pessoas estão dispostas a se transformar para chegar ao tão sonhado sucesso. A partir dessas reflexões e análises, Grinberg chegou a conclusão de que o principal diferencial entre o bom profissional e o profissional de excelência é uma característica muito peculiar, que ele definiu como: A Estratégia do olho de tigre.

O que o autor buscou em seu trabalho, foi analisar de forma bastante criteriosa, as características que os profissionais de sucesso possuem em comum e que os colocam no topo da pirâmide do sucesso. Grinberg em sua obra faz uma analogia do mundo corporativo com uma selva, segundo ele a dinâmica entre uma selva e o ambiente executivo não é diferente, diariamente o profissional se depara com problemas que parecem se apresentar como obstáculos intransponíveis, mas que na verdade são esses desafios que fornecem ao profissional a capacidade de poder utilizar sua capacidade de criatividade e sagacidade para superar essas barreiras de modo que os coloquem no topo do sucesso.

Outro ponto muito relevante a ser destacado nesse contexto de comparação entre ambiente corporativo e uma selva é que as competições no ambiente corporativo as disputas por cargos de prestigio são muitas das vezes são buscadas de qualquer forma, que o próprio autor define como cotoveladas entre os profissionais para definir quem ficará no topo, mas que mesmo assim existe uma grande parcela de profissionais que ao invés de correr atrás do sucesso, preferem ficar estagnados em uma zona de conforto profissional, que para Griberg, essa zona de conforto pode ser definida como desculpas para continuarem inertes e fadados ao fracasso.

Essas desculpas que o autor se refere coloca o profissional num profundo estado de desmotivação que atrapalha o sucesso não só individual, mas de toda uma corporação. Muita das vezes esse profissional se coloca em uma situação onde o sucesso do outro o incomoda. É importante ressaltar de acordo com a ideia do autor que o bom profissional é aquele que realiza seu trabalho de acordo com o que lhe foi proposto, mas o profissional de sucesso é aquele que ultrapassa as expectativas. Em face disto os profissionais que não conseguem tal façanha desenvolvem uma atitude muito comum, em sua maioria esses profissionais entendem que fizeram tudo direito, logo merecem uma promoção, e quando não as são conferidas, começam a se questionar, “Por que não sou escolhido na hora das promoções?”, “O que as outras pessoas têm que eu não tenho?”.

De modo geral, na visão do autor esses questionamentos são feitos por profissionais inertes, estagnados, que não compreendem que sucesso não é obtido como num passe de magica, o sucesso é alcançado através da busca e da inovação constante. Não é característica de um profissional de sucesso reclamar, relacionar o sucesso do outro como um acontecimento de sorte ou talento nato, segundo Grinberg qualquer pessoa tem condições de alcançar o êxito profissional basta desenvolver algumas características. Na obra é possível perceber também que uma das desculpas mais comuns entre aqueles que estão estagnados é atribuir o sucesso do outro a uma atitude inescrupulosa, dando a entender que todos aqueles que obtiveram sucesso são profissionais desonestos ou são profissionais desumanos, que dão mais valor ao ego e ao dinheiro do que às pessoas, à família que está a sua volta.

Diante dessa observação, podemos interpretar que na visão desses profissionais, o sucesso é um mal que deve ser evitado. É claro que se fizermos uma análise no contexto político do nosso país, podemos sim atribuir o sucesso de tal forma, porém o que o autor busca evidenciar em sua obra são os atributos, as características pessoais que oferecem resposta rápida aos obstáculos encontrados ao longo da vida profissional e pessoal.

Não é a toa que a obra tem por título A ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE, de acordo com a leitura, é bastante visível a analogia entre selva e ambiente corporativo, essa analogia é pautada em análises e observações que colocam em evidência as características que um predador deve possuir para poder enfrentar o ambiente hostil da selva. De acordo com a leitura da obra, pode-se dizer que o autoconhecimento é a característica principal de um ser de sucesso. Conhecendo a sí mesmo o profissional tem uma vantagem competitiva em relação aos demais, o autoconhecimento possibilita ao profissional uma analise critica pessoal que contribui para a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com