TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional tem como grande dever e objetivo manter a ordem, identificar cada tarefa a ser executada. Tudo deve ser e estar em sua ordem, uma coisa de cada vez.

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

Preza-se a conformidade tanto por parte dos recursos, por exemplo, uma máquina (computador) deve estar no lugar correto, assim como as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas são capazes de executar. Estabelecer os níveis de competência e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação.

Para uma empresa, um planejamento é fundamental para a realização de seus objetivos, portanto se as atividades da empresa não seguir o planejamento, torna-se tudo confuso.

Estrutura Formal da Liga

Estrutura formal é uma estrutura representada por organograma. Toda e qualquer relação é estritamente formal. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.

Na LUE, a estrutura formal é mais visível na rotina da empresa, a agilidade de suas atividades é fundamental para que a organização tenha bom desempenho. A tomada de decisão da empresa é basicamente definida pelo responsável do cargo, por exemplo, os diretores não são responsáveis formais por assuntos mais operacionais, mas, para que a organização “rode” bem, ele pode tomar para si determinadas atividades.

Níveis de Centralização e Descentralização

A centralização é onde o poder decisório está concentrado na alta cúpula da organização, da parte de cima da pirâmide organizacional aos níveis mais baixos. Na centralização ocorre uma visão global da empresa a fim de aumentar o nível de integração das atividades para manter as decisões e ações alinhadas com os objetivos da organização e também aumentar o nível de controle das atividades.

A descentralização ocorre ao contrário, há uma autonomia por parte dos colaboradores nas tomadas de decisões, ou seja, não é preciso aprovação ou consulta a um chefe imediato para se realizar determinada atividade. Quando a carga de trabalho em um nível da empresa está com grande volume ou muito complexa, tais tarefas podem ser delegadas a outrem. Portanto, a hierarquia não é rigorosamente levada em conta.

Na LUE acontece bem assim, sua hierarquia está presente apenas para delimitar atividades e não para afirmar o poder que tal cargo tem. Sua estrutura organizacional divide-se em presidente, diretores e assessores. Eles buscam a flexibilidade dentro dos cargos, pois, potencialmente todos os colaboradores podem trazer coisas interessantes e visões diferentes para pontos apresentados.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

SANTOS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com