TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CAMPUS UDF BRASÍLIA - DF

PROJETO MULTIDSCIPLINAR EM SECRETARIADO I

Estrutura Organizacional de uma Empresa

TECNOLOGIA EM SECRETARIADO

 

Carolina Dutra da Silva Santos - RGM 16991265

Brasília, junho de 2017.

SUMÁRIO

Introdução -------------------------------------------------------------------------------------------------3

Passo 1------------------------------------------------------------------------------------------------------4

Passo 2 -----------------------------------------------------------------------------------------------------8

Passo 3-----------------------------------------------------------------------------------------------------12

Considerações finais-------------------------------------------------------------------------------------15

Referências bibliográficas ------------------------------------------------------------------------------16

        

        INTRODUÇÃO

          O trabalho em questão vem com o objetivo de apresentar pesquisa sobre como funciona a estrutura organizacional de uma empresa, assim como o desenvolvimento e capacitação de diretores e gerentes e os demais pessoal funcional, assim como a motivação.

          A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
          Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades, não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
          A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.

Perceber como se dá a atuação de um gestor na organização do exercício profissional, suas competências na tomada de decisões, sua visão global e seu pensar crítico na organização e na sociedade.

PASSO 1

Estrutura Organizacional

          Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as indústrias ("estrutura industrial"), ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas.

          Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.

          Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização atua e que é caracterizado por três tipos:

  • O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;
  • O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
  • O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendente.

          A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a forma como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macroestrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e microestrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).

          Para melhor compreender o conceito de estrutura organizacional e as relações por ela estabelecidas é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridaderesponsabilidade e delegação.

          Para uma melhor interpretação da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma está à divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

          Dependendo da forma e dos critérios escolhidos para efetuar a divisão do trabalho e o seu posterior reagrupamento (a chamada departamentalização), surgirão diferentes tipos de estrutura organizacional. Dos diversos tipos de estrutura que a organização pode assumir destacam-se a estrutura hierárquica (hierarquia como critério de divisão do trabalho), a estrutura funcional (funções como critério de divisão do trabalho), a estrutura staff & line (utilização simultânea de critérios de hierarquia e de funções), a estrutura divisionalizada (produtos ou unidades geográficas como critérios de divisão do trabalho) e, finalmente, a estrutura matricial (utilização simultânea de critérios de funções e de produtos ou unidades geográficas). Naturalmente, podemos encontrar diversos tipos de variações a estes tipos de estruturas, como a utilização de critérios de divisão do trabalho distinto consoante o departamento, a utilização de estruturas divisionalizadas com órgãos de staff, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com