TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.771 Palavras (24 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 24

Índice

Introdução        1

Objectivos        2

Objectivo Geral        2

Objectivo especifico        2

Metodologia        2

Quanto a abordagem        2

Quanto aos objectivos        2

Estruturas Organizacionais        4

Tipos de Estrutura organizacionais.        5

As Estruturas de MINTZBERG        12

Configurações estruturais de Mintzberg        14

Autoridade e Poder        16

Tipos de Autoridade        16

Autoridade Formal        16

Autoridade Informal        17

Poder        17

Tipos de Poder Formal        18

Tipos de Poder Informal ou Pessoal        19

Fonte de poder        20

Bases de Poder        21

Conclusão        22

Referencias bibliográficas        23

Introdução

O presente trabalho a ser apresentado na cadeira de Gestão Geral tem como a finalidade abordar temas relacionados com a Estrutura organizacional e a Autoridade e Poder vamos descrever os tipos de estrutura organizacional e os tipos de poder a ser adoptados em uma organização .

Importa também referir que das estratégias a  serem descritas temos a destacar a estrutura simples,  estrutura funcional, estrutura divisória e finalmente as estruturas de Mintzberg. Mintzberg, este que conclui que as suas cinco primeiras configurações são as mais comuns, mas qualquer uma é representação simplificada da realidade, pois de facto, o que nós encontramos são combinações destas estruturas, algumas vezes em transição de uma outra.

No tema relacionado ao poder e autoridade e poder é de referir que existem tipos de autoridade nomeadamente: Poder legitimo, de  Recompensa, coercivo, por competência, de referencia. no mesmo tema referido Sebastião Teixeira concluiu que não basta só ter a autoridade formal tem que ter uma junção de dois conceitos o de "poder" e a "influencia" acredita se que a autoridade não vale para nada sem o poder adequado e a capacidade de influencia.

 

Objectivos

Toda a actividade necessita de ter sua finalidade ou seja seus objectivos a alcançar mensuráveis em termos de resultado. A seguir iremos descrever os nossos objectivos geral e específicos.

Objectivo Geral

Neste trabalho, abordamos sobre a estrutura organizacional, autoridade e poder, falamos das formas que gestor inter-relaciona as pessoas e os outros recursos da empresa com vista à obtenção de resultados desejados com o poder e a autoridade adequada. Deste modo temos como objectivos gerais os seguintes:

  • Conhecer e distinguir os principais tipos de estrutura organizacionais;
  • Saber as diferenças e os tipos de poder e autoridade.

Objectivo especifico

  • Estabelecer os conceitos das componentes básicas da estrutura organizacional;
  • Compreender a distinção dos principais tipos de estrutura organizacional de uma empresa;
  • Estabelecer os principais conceitos de poder e autoridade;
  • Estabelecer as diferenças entre Autoridade e poder;  
  • compreender a distinção dos principais tipos de poder e de autoridade.

Metodologia

A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a adoptada por Freitas, (1998) em consonância com as recomendações de Jarvis, (1999), ou seja, nos textos examinou-se e compilou-se através da associação de palavras ou seja fez se um levantamento bibliográfico e compilou-se.

Quanto a abordagem

Quanto a abordagem os temas deste trabalho e qualitativa isto porque vai se cingir na descrição e analise de fenómenos a investigar.

Quanto aos objectivos

De acordo com SILVA e MENEZES (2002) a pesquisa explicativa visa identificar os factores que determinam ou contribuem para a concorrência dos fenómenos, aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão e o porque das coisas. então quanto aos objectivos esta e uma pesquisa explicativa  

   

Estruturas Organizacionais

Segundo (Texeira, 2005) Estrutura organizacional é o conjunto de relações formais entre os grupos e os indivíduos que constituem a organização. Define as funções de cada unidade da organizado e os modos de colaboração entre as diversas unidades e é normalmente representada num diagrama chamado organigrama (ou organograma).

Também segundo (Oliveira, 2006) podemos definir a Estrutura organizacional como sendo um instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das actividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objectivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas. 

Então podemos entender que a estrutura Organizacional é a maneira pela qual as actividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Ela define as funções de cada unidade da organização e os modos de colaboração entre as diversas unidades.

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (343.3 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com