TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Empresa: Todos Empreendimentos

Área: Central AmorSaúde

[pic 1]

A Central AmorSaúde é um escritório composto por oito funcionários e um vice- presidente da Todos Empreendimentos. Esta área tem a responsabilidade coordenar as franquias de clinicas médicas da empresa, sendo atualmente composta por mais de 70 clinicas.

O financeiro tem a função gerir os gastos e as cobranças relativas a área, como boletos pagos pelas franquias, custos de viagens dos assessores, organizar folha de pagamento, entre outras pequenas tarefas relacionadas a esse cargo.

O Gerente basicamente coordena os assessores e mantem contato direto com atuais e futuros sócios franqueados.

O Gestor de parcerias trabalha na prospecção de parceiros para a Central, ou seja, organiza compras coletivas de aparelhos cardiológicos, oftalmológico e também acordos de repasses para laboratório de imagem e de sangue, todos os contratos firmados incluem as clinicas franquiadas.

Por fim, os Assessores dão suporte na gestão das clinicas, em média cada assessor possui sob sua responsabilidade 15 clinicas, as funções desse cargo incluem: auxiliar no fechamento de caixa, avaliar contrato de prestação de serviço dos médicos, analisar as despesas e as receitas mensais, além de metas relacionadas a agendamento de consultas, exames e procedimentos. Os assessores possuem contato direto com os gerentes e sócios/gestor de cada clínica pertencentes aos mesmos.

O modelo de organograma deixa claro a supervisão direta centralizada no vice-presidente de franquias, bem como o ajuste mútuo entre os gerentes designados. A estrutura funciona em forma “divisionada”, que segundo Mitzenberg (2004) é aquela baseada na padronização de outputs, possui descentralização vertical limitada e tem a linha intermediária como a principal dentro das funções designadas no organograma.

Uma das vantagens da divisão funcional observada é a integração interna dentro de cada área, e neste caso observa-se também grande integração entre as áreas pela sua semelhança funcional e dependência holística.  A forma verticalizada e linear indica o seqüenciamento de decisões e, de forma decrescente, o grau de responsabilidade e autoridade existentes.

Empresa: Bayer Cropscience

A bayer Cropscience é uma empresa que está presente no mundo todo. A estrutura organizacional apresentada se refere a organização mundo, abaixo desse organograma estão os cargos por pais ou região, conforme estratégias adotadas pela empresa, por exemplo latino-americano.[pic 2]

O organograma da empresa deixa claro a subordinação entre os cargos, dentro de cada uma das áreas estão contidas várias outras funções, como coordenadores, gerentes e analistas. A empresa possui uma cultura de deixar livre para os funcionários se expressarem e darem sugestões, porem existe uma hierarquia vertical, em que há definições exatas das funções de cada um dos cargos.

A visão da empresa é “ciência para uma vida melhor” fato que pode ser evidenciado na estrutura organizacional com uma área de pesquisa e desenvolvimento logo abaixo do cargo do presidente.  A área de projetos, que está abaixo do presidente também, pode ser usada para exemplificar o foco em inovação, visto que projetos estão em andamento o tempo todo dentro da empresa.

Justamente por ser uma empresa de atuação mundial, seu organograma possui uma estrutura mista que busca contemplar as diferenças geográficas, sem abandonar a divisão funcional, que juntamente com a estrutura verticalizada, esboçam um funcionamento organizacional baseado no seqüenciamento e decrescimento de responsabilidade e autoridade. Podemos observar também a cooperação mútua existente nos níveis intermediários e a presença de assessoria logo após o primeiro nível hierárquico, delineando a centralização de comandos especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (103.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com