TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  22/8/2021  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura organizacional para uma república formada por estudantes da UFSCar

Prof Dr. Silvio Eduardo Alvarez Candido

Yuri Oliveira Trigo, R.A: 627895

Introdução

O modelo burocrático é um tipo de estrutura organizacional iniciado na primeira metade do século XX que busca alcançar a eficiência máxima através da escolha dos processos mais eficientes para se alcançar os objetivos pretendidos. É baseado em um conjunto de regras e regulamentos criados com o objetivo de permitir que a organização lide de maneira padronizada com os eventos organizacionais. Apresenta formato piramidal, com elevada centralização, pois as decisões são tomadas no topo da escala hierárquica.

Em uma perspectiva funcionalista, Hall (2004) destaca que as estruturas organizacionais realizam três funções básicas:

a) produzir resultados organizacionais e atingir metas organizacionais;

b) minimizar ou, ao menos, regular a influência das variações individuais na organização;

c) as estruturas são os cenários nos quais o poder é exercido, as decisões são tomadas e as atividades são realizadas.

Problemática do exercício:

Criar um sistema burocrático para uma república formada por 20 alunos da UFSCar.

Passo 1:

Para começar, todos devem estar presentes no momento de definição de regras e deve haver um consenso das que forem aprovadas. Tomando que o modelo definido a seguir foi comumente discutido e aprovado por todos os moradores da república.

Passo 2:

Devem ser identificadas as tarefas necessárias para a manutenção e convivência na república: divisão dos móveis, da limpeza, da parte financeira e das festas que ocorrem na casa.

Passo 3:

Com as tarefas definidas, cada uma recebe um modelo de organização:

  • Divisão dos móveis:

Os moradores da república definem que os móveis de uso pessoal serão de reponsabilidade de cada morador (cama, guarda-roupas, escrivaninhas, etc.) e que os móveis de uso em comum serão comprados com um dinheiro compartilhado de todos os membros e serão um bem comum da casa.

Dessa forma, cada um dos moradores pagam uma quantia referente à compra de móveis e eletrodomésticos essenciais e usados, para equipar a república pela primeira vez. Fica acordado que as festas a serem organizadas na república visarão a manutenção da república, bem como no investimento para a compra de novos moveis e equipamentos.

A partir desta decisão, passa a ser necessária a criação de um grupo responsável por avaliar e analisar as prioridades a serem investidas na casa. Este grupo será formado por três moradores elegidos pela república para este cargo, que será anual.

  • Limpeza:

A limpeza da república é algo fundamental para o bom funcionamento da casa e harmonia entre os moradores e não deve ser restrita a ninguém. Dessa forma, foi definido que a casa contará com uma empregada doméstica, contratada por um dos pais dos moradores, para ir quatro dias da semana na casa para sua limpeza e auxiliar na alimentação dos moradores, preparando alguns alimentos básicos (como arroz, feijão, etc).

Todavia, apenas isso não é suficiente para manter a casa em ordem, dessa forma, algumas regras foram aprovadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com