TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional Tem Três pontos Chaves

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Richard Daft (2004) a Estrutura Organizacional tem Três pontos Chaves:

A estrutura organizacional designa as relações formais de Subordinação, incluindo o numero de níveis na hierarquia e a amplitude de controle de gerentes e supervisores.

A estrutura organizacional identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos na organização.

A estrutura da organização identifica a criação de sistemas para garantir comunicação, coordenação e integração eficazes dos esforços pelos departamentos.

Quadro 1 : Exemplo de Estrutura organizacional em um organograma.

Fonte: Richard Daft, 2004.

As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. A estrutura é uma consequência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional, o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior e exterior). A tendência atual são organizações horizontalizadas compostas por órgãos temporários.

DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO : "Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos".

Benefícios de uma estrutura adequada: Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Condições motivadoras.

Djalma Rebouças (2014) Em mais uma das suas obras Djalma relata a importância que os executivos estão proporcionando a esse instrumento chamado estrutura organizacional como fator de sustentação da produtividade e do desenvolvimento das empresas. Soma-se a isso o baixo grau de conhecimento de todos os aspectos que devem ser considerados em um processo otimizado de estruturação organizacional das empresas.

Djalma aborda as origens, as aplicações e as evoluções da estrutura organizacional das empresas, diversas aplicações e finalidades, bem como as principais evoluções que podem ser considerados viáveis a curto ou médio prazo nas empresas. Também pode ser considerado o núcleo básico a metodologia para a otimizado desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional nas empresas, composta de 7 frases, as quais decompostas em 17 etapas que permite aos executivos das empresas o pleno entendimento da abrangência e das interações da estrutura organizacional com outros instrumentos administrativos das empresas.

CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL “é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa." OLIVEIRA, Djalma. OSM.

A estrutura organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.

Estrutura organizacional: a formal, que é o principal foco dos estudos das organizações nas empresas, deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma: Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.

Estrutura organizacional informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, usualmente não aparecem no organograma, ou seja, são relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com