TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura organizacional e de extrema importância

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A estrutura organizacional e de extrema importância, pois é responsável pela coordenação dos procedimentos e pela comunicação de informações, no ambiente interno e externo. Muitas vezes as Mudanças Estruturais são necessárias em função das contingências dos ambientes ou das estratégias estabelecidas.

Como as estratégias são definidas no planejamento e, este por ser cíclico, as mudanças devem ser incorporadas, sempre se observando a visão sistêmica da empresa.

As relações verificadas entre as estratégias, o ambiente, a coordenação departamental, a comunicação com os objetivos da organização formam o Projeto Organizacional, que

por sua vez, são influenciados por fatores do ambiente, da tecnologia, do tamanho, do ciclo de vida e a cultura da organização.

A Estrutura Organizacional é composta de três componente-chave:

 determina as relações formais de subordinação, a quantidade de níveis hierárquicos e a amplitude de controle de gerentes e supervisores.

 identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamentos na organização como um todo.

 é responsável pelo projeto de sistemas para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços entre departamentos.

A estrutura organizacional reflete-se no organograma que é a representação visual das atividades de todos os departamentos da organização, sendo que uma das principais funções é a definição clara e objetiva das responsabilidades dos funcionários dentro de cada departamento e a interligação. Pois é através dele que notamos a relação hierárquica entre os membros da organização, com isso podemos buscar resposta a cargo específico desse assunto.

O fluxo de informação é extremamente importante para que as organizações atinjam as metas, e tem relação direta com a eficácia. Existem dois modos que caracterizam o fluxo de informações na estrutura organizacional:

 As ligações verticais: ênfase no controle. Aumentam a capacidade de informação vertical de informação, com a adoção de relatórios demonstrativos de resultados e metas atingidas e a atingir. Atualmente os sistemas verticais de informação (ou S.I.G.), estão baseados em softwares cujos bancos de dados estão disponíveis em redes que compartilham os resultados departamentais. São extremamente úteis na comunicação entre os níveis hierárquicos, tanto acima como abaixo do departamento.

 As ligações horizontais: ênfase na coordenação e compartilhamento. Supera as barreiras hierárquicas e são destinadas ao compartilhamento de informações e esforços para se atingir os objetivos e metas. São extremamente eficientes em novos projetos que envolvem todos os departamentos da organização (por exemplo, um projeto de um novo automóvel). Às vezes, as ligações horizontais não estão representadas no organograma. Os dispositivos utilizados para as ligações horizontais são: sistemas de informação, contato direto, forças - tarefa, integrador em tempo real, equipes.

Com base nessa introdução da Estrutura Organizacional podemos ressaltar que o ambiente é ajustado às necessidades dos empregados, mas a decisão é centralizada, pois os empregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com