TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos

Por:   •  9/5/2017  •  Seminário  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Instituto Superior de Relações Internacionais

Departamento de Administração Pública

--------------------------------------------

Curso de Licenciatura em Administração Pública

Administração de Recursos Humanos

Laboral

Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos

Docente:

Dr. Irmão Valoi

Maputo, Março 2017

Elementos do grupo:

  • Augusto Bapiro Júnior
  • Aristóteles Horácio Mabue
  • Jordão Afonso Covane
  • Michael Tomás Chabana
  • Sténio Domingos Novela

Indíce                                                                                                                     páginas

Introdução        2

Conceitualização        3

1.2. Evolução historica        4

1.2.1. Administração Cientifica        4

1.2.2. Escola das Relações Humanas        5

1.2.3 Diferentes Fases Da Evoluçõo Historica Da Administração dos Recursos Humanos        6

Relações Industriais e Administração de Pessoal        6

Administração de Recursos Humanos        6

Gestão de Pessoas        6

Conclusão        7

Bibliografia        8

                                                                                                                                               

Introdução

Falar de Evolução da Administração de Recursos Humanos é falar sobre a evolução do trabalho. Siqueira citado por Jameson (1963)[1]. Neste ambito no presente trabalho pretende˗se fazer uma viagem em torno da evolução historica do termo Administração de Recursos Humanos, onde teremos como ponto de partida uma breve conceitualização do que e  a Administração de Reursos Humanos.

É importante realçar que o termo Administração de Recursos Humanos ao longo do tempo sofreu diversas alterrações no seu conceito como tal à ser conhecido como ele é. Foram várias as fases da evolução deste termo, desde a era da revolução industrial  que é tida como o grande motivo do surgimento das Relações Industrias.

 A Administração de Recursos Humanos atravessou 3 fases distintas nas quais cada uma delas teve suas caracteristicas que as indetificavam desde as Relações Industrias, Administração do Pessoal, até a Administração de Recursos Humanos.


Conceitualização

O que podemos aferir a partir da termologia Administração de Recursos Humanos׃

“É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as ‘pessoas’ ou recursos humanos, incluindo recrutamento, selecção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho” (Chiavenato, 2010).

É o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as acções que tem como objecti]vo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade” (Gil, 1994).

“Gestão de pessoas é o conjunto das actividades de especialistas e gestores como agregar, aplicar, recompensar, manter e monitorar pessoas no sentido de proporcionar competências e competetividade a organização”(Chiavenato,2002).

Partindo dessas definições fica evidente que os autores convergem no aspecto da integração do capital humano para alcançar objectivos organizacionais, ou seja, a Administração de Recuros Humanos tem como foco a gestão do elemento mais importante da organização (pessoas) bem como todas questões relacionadas com o trabalhador e a organização.        

1.2. Evolução Histórica

A Administração de Recursos Humanos como conhecemos hoje é fruto de um longo processo evolucionário, processo este caractrerizado por várias abordagens em torno deste termo no qual destacam-se contributo de várias personalidades ao nível da organização, nas relações pessoa – organização, a forma como os individuos dentro da organização eram vistas.

Na nossa abordagem no respeitante a problematica da evolução da administração de recursos humanos, tomaremos como pontos focais Administração Científica, a escola das Relaçoes Humanas, as Relações Industriais, desaguando na Administração de Recursos Humanos, pontos estes que se encontram divididos essencialmente em três fases:

  • a fase Relações Industriais;
  • fase da Administração do Pessoal;
  • e por fim Administração de Recursos Humanos.

 

1.2.1. Administração Científica

No início do século XX o mundo da administração sofreu uma grande transfomação pois este século marca o início de duas grandes abordagens da Administração introduzidas pelos engenheiros Taylor e Fayol. O objectivo fundamental deste movimento era proporcionar fundamentação científica as actividades administrativas substituindo a improviso e o empírismo.

O surgimento da Administração Científica é devido ao impacto da revolução industrial onde as empresas passaram por um processo rápido e desorganizado crescimento, sendo assim necessário a implementação de alguma actividade ou administração que abordasse as questões industriais ou empresáriais de maneira mais cientifica evitando assim o improviso, como era feito antes do surgimento dessa abordagem.  

O termo Recursos Humanos ainda não era utilizado na Administração Científica, onde Taylor e Fayol não valorizavam as relações humanas em torno da organização.

Segundo Chiavenato(1987) citado por Firmino(2010)[2], Taylor pautava pelo estudo de tempos e padrões de produção, supervisão funcional (cada operário obedece a vários contramestres), organização detalhada das tarefas a serem realizadas.

Enquanto que Taylor olhava para a organização de uma forma estruturada em que preconizava a organização do trabalho de forma regrada para aumentar a produtividade bem como o salário dos trabalhadores, Fayol centrou seus os esforços na organização como um todo, em que fundamentava se em princípios e funções dos trabalhadores de forma estruturada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com