TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do ERP

Por:   •  12/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução do ERP

A necessidade de planejamento de recursos empresariais não é recente, na verdade ela existe á muitos anos, porém, o surgimento de um sistema que fizesse esse serviço e de maneira organizada ocorreu a partir dos anos 60 com a origem do MRP I que tinha como intuito o planejamento das necessidades de materiais, que basicamente auxiliavam as fabricas para que não houvesse falta de matéria prima. Com base nas vendas das empresas o sistema apontava a quantidade certa de materiais a serem comprados para que não houvesse ausência deles, com isso a empresa garantia sempre a quantidade necessária em seu estoque sem ter problemas com a ausência de seus materiais.

Ao longo dos anos obteve-se também a necessidade de determinar o que ou quem irá realizar determinada atividade, quando será realizado e quais recursos serão necessários. E foi exatamente na década de 70 que surge o MRP II com o objetivo de planejar os recursos da produção, que ainda é usado atualmente para administrar cargas em caminhões, gerenciar professores em universidades e médicos em hospitais.

Porém, esse sistema possui algumas variáveis para sua aplicação, como definir um roteiro de produção ao qual se cria um padrão a ser seguido pela linha de produção, levar em consideração os dias úteis assim também como greves, feriados e etc. É importante também pensar na capacidade de produção para assegurar a qualidade do serviço da empresa e ter o controle do seu estoque e vendas, essas então são alguns dos críticos fatores na implementação do MRP II.

Chega então a década de 90, muitas empresas multinacionais trazem para o Brasil o conceito de ERP com a ideia de planejar os recursos da empresa. Esse conceito, ou melhor resumido sistema, possui muitos benefícios importantes para o gerenciamento da empresa como a automação de seus procedimentos, conseguir integrar os departamentos existentes na empresa, compartilhar informações, atualiza dados em tempo real, armazena dados íntegros e cria uma base de conhecimento. Hoje em dia é muito difícil de uma empresa que possui diferentes setores não conter a utilização do ERP, pois a qualidade e a melhoria em eficiência que esse sistema traz são mais do que vantajosas para os processos de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com