TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do índice de compras realizados pelo consumidor brasileiro a partir do e-commerce

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

                                                     

ALUNO: Ailton Alexandre Feitosa

DISCIPLINAS: TCCI

PROFESSORA ORIENTADORA: Adriana Clementino

TÍTULO DO TRABALHO: A evolução do índice de compras realizados pelo consumidor brasileiro [a]a partir do e-commerce.

REVISÃO LITERATURA:

E-commerce: da origem aos dias atuais  

        

E-commerce que em português  comrcio[b] eletrônico, [c] que realiza [d]a compra ou venda de produtos em lojas virtuais. le vendia basicamente bens tangíveis com valores modestos. Se fobservado hoje o e-commerce vende todo tipo de produtos, tais como livros até casa .[e]

O e-commerce foi criado no final dos anos 1970 através de um sistema chamado Electronic data interchange (intercâmbio eletrônico de dados (EDI) no setor automobilístico)[f], explicar que não se tratava de um sistema via internet e descrever brevemente.[g]as foi com a evolução da internet e da World Wide WEB (www) que esse modelo de comercio eletrônico começou a ser conhecido pela sociedade. Os autores[h] Paoliello e Furtado definem o “e-commerce como aquele que envolve o intercambio [i]de bens físicos e não tangíveis (como uma informação ou um software) através de etapas que se iniciam com o marketing on-line e com o gerenciamento dos pedidos, do pagamento, da distribuição e dos serviços de pós-venda” (POLIELLO; FURTADO,   p. 01).

        Já para Tassabehji (2003),

o e-commerce significava inicialmente o processo de execução de transações comerciais feitas em um ambiente eletrônico, fazendo uso de diferente tipos de tecnologias, como o  EDI e a transferência eletrônica de fundos (EFT). Foram desenvolvidos métodos para que os usuários adquirissem conhecimento e trocassem informações financeiras e de negócios. Estas novas tecnologias apenas foram implementadas no final da década de 70, de modo que no início somente era permitido transmitir documentos e dados eletronicamente (TASSABEHJI, 2003).

        Do mesmo modo como existe a facilidade em comprar via internet, há também diversos riscos, visto que o fato de os e-consumidores realizarem as suas compras atraídos [j]pelo o custo reduzido resulta em uma maior demanda de pedidos - os quais provém de várias localidades, de âmbito nacional ou internacional. Portanto, caso a organização não apresente um pilar administrativo bem estruturado, há um grande risco de os prazos estabelecidos não serem atendidos e ocorra perda de credibilidade.

Segundo Mendes,

a decisão de compra dos consumidores, em uma loja online, esta cada vez mais centrada no preço do bem. Essa tendência tende a se tornar mais importante nesse setor, uma vez que a comparação de preços foi largamente difundida por diversas ferramentas trazidas pela internet. Além disso os consumidores já se acostumam com a facilidade de acesso as informações e a pesquisa de preços antes das compras, mesmo em lojas offine, também se tornou comum (ALBERTIN, 2003; VARIAN; FARRELL; SHAPIRO,2004; TASSABEHJI, 2003 [k]apud MENDES, 2013, p. 14).[l]

O comércio eletrônico apresentou um crescimento significativo a partir de 1991, fato que possibilitou o uso deste meio para fins comerciais. Segundo Tassabehji 2003 Aput Mendes (2013) a[m] internet não é conduzida por nenhuma organização ou governo, mas sim é indiretamente regulada pelas empresas que desenvolvem os padrões de protocolos os quais se submetem. Portanto, isto retrata o cenário de que as organizações que lidam com esta linha de serviço sempre apresentarão vantagem competitiva perante outras organizações ou países que não englobam diretamente este processo na empresa (TASSABEHJI, 2003 apud MENDES 2013, p. 11).

A internet foi uma das invenções que mais impactaram o século XX e continua a influenciar o século XXI, afetando e tornando eficiente a maneira como a sociedade e as empresas se comunicam e realizam essas transações (Mendes, 2013). Desta forma, a internet começou a ser reconhecida por milhares de organizações e se tornou um fator determinante para facilitar as vendas. Entretanto, as empresas estavam preocupadas com relação à sensação de segurança por parte de seus clientes diante deste novo cenário. Com resultado, em 1994 atingiu-se um número elevado de usuários e, a fim de garantir a segurança dos e-consumidores, foram criados softwares chamados HypertText Transfer Protocol (HTTP) e o Digital Subcruber Line (DSL). Com a criação desses softwares, as organizações que almejavam divulgar os seus produtos e buscavam por inovações se tornaram usuárias deste novo serviço de segurança a fim de comercializar com rapidez e agilidade as suas invenções.

        

O significado da palavra e-commerce, a partir de então, foi alterado. Inicialmente era visto como um processo de execução de transações comerciais  feitas em um ambiente eletrônico. Ao longo do tempo, com o seu desenvolvimento, o termo comércio eletrônico passou a ser definido como o processo de compra de bens e serviços e serviços disponíveis através da internet, utilizando conexões seguras e serviços de pagamento eletrônico (MAKELAINEN, 2006 apud MENDES, p. 13).  

Nos dias atuais [n]o crescimento do e-commerce beneficiou muitas empresas não somente on-line, mas também físicas, visto que possibilitou que os detentores de loja física tivessem a possibilidade de criar uma loja virtual e expandissem os seus negócios. Considerando a perspectiva dos e-consumidores, as vendas em lojas virtuais se tornaram um negócio promissor, considerando a comodidade, confiabilidade e economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com