TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expansão Comercial do Burger King

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.275 Palavras (18 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 18

UNIJORGE

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Allan Guimarães de Oliveira - matrícula nº 183000439

A EXPANSÃO COMERCIAL DO BURGER KING

SALVADOR

2018

Diretor de Expansão – Desafios de Um Projeto Intraempreendedor

Ser Diretor de Expansão é ter que desempenhar um papel importantíssimo, que exige certas habilidades e características que precisam ser trabalhadas. O profissional deve utilizar todos os meios possíveis para identificar novos prospects no mercado. Para usufruir desses meios, alguns aspectos devem ser desenvolvidos.

 O trabalho do Diretor de Expansão é multifacetado, versátil e abrange um conhecimento diverso. O Diretor de Expansão de uma rede é responsável por determinar planos de ação, que consistem em aspectos como: quantas franquias pretendemos abrir no ano? Quantas deveríamos fechar? Quais as regiões novas que serão alcançadas? E os objetivos da empresa com isso? Cada expansão é quase como abrir um negócio. A vantagem da franquia é que o modelo está pronto. Entretanto, por mais que esteja, cada passo deve ser dado de forma cuidadosa. Nenhum franqueador quer contratar um operador que não tenha o perfil da empresa, por exemplo. Abrir uma loja em um local que não dê retorno, é prejuízo. Por isso, existem profissionais responsáveis por proporcionar os cuidados necessários.

Para estar apto a um projeto intraempreendedor, o Diretor de expansão precisa trabalhar algumas características como:

  • Conhecer a concorrência e enxergar seus pontos fortes e fracos. Através disso que são encontradas as brechas que podem ser o diferencial para atrair mais clientes em novos locais;
  • Estar por dentro de notícias e manter um hábito de pesquisa;
  • Ter uma rede de relacionamentos ativa, pois assim, tem contatos. Quanto mais vasta for a rede de contatos, mais informações o profissional terá a respeito de empresas e territórios os quais não está familiarizado;
  • Ter perfil investigativo e analítico para identificar e escolher empreendedores que tenham o potencial certo para atuar como franqueados da rede. Essa característica é essencial para que a expansão funcione efetivamente.
  • Ter conhecimento dos detalhes sobre a rede, envolvendo seu funcionamento, seus planos estratégicos e os objetivos futuros para repassar esse conhecimento. Salários, tarifas, projeção do capital, tudo isso deve ser bem explanado. Então é essencial que o profissional esteja ciente de tudo o que esteja acontecendo na rede.
  • É indispensável que o Diretor de Expansão conheça, também, todos os aspectos judiciais desse contrato e que ele explique tudo para o franqueado. Assim, complicações futuras são evitadas.
  • O Diretor de Expansão deve ter uma visão mais ampla de mercado, pois assim saberá para onde direcionar os investimentos.
  • Ser arrojado, ter ousadia, perspicácia e atenção são ingredientes que fecham as qualidades de um Diretor de Expansão. A ousadia de tomar decisões que envolvam muitas pessoas reflete em um executivo de potencial.

Oportunidades e Ameaças

Umas das etapas importantes no processo de expansão de mercado, é identificar as oportunidades e ameaças existentes no novo território, neste caso vamos analisar e projetar uma expansão do BURGER KING para a Argentina, mais especificamente as cidades de Buenos Aires e Córdova.

Buenos Aires que é a capital e maior cidade da Argentina, além de ser a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo. A capital argentina é uma das mais importantes e mais populosas entre as capitais sul-americanas, muitas vezes referida como a Paris da América do Sul. Buenos Aires é um dos mais importantes destinos turísticos do mundo.

Em 2008 o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Buenos Aires foi de aproximadamente 90 bilhões de dólares (quase 350 bilhões de pesos argentinos), sendo responsável por cerca de 43% do PIB total da Argentina naquele ano. Esse valor resulta em 40,4 mil pesos argentinos per capita, muito superior ao nacional (de 18,8 mil pesos argentinos em 2008) verificado no mesmo ano e fica para a cidade a terceira cidade capital com maior renda per capita da América Latina, depois da Cidade do México e de Brasília. Isto, devido ao tipo de câmbio relativamente desvalorizado do peso argentino, apresenta importantes distorções, já que, tendo o poder aquisitivo em conta, Buenos Aires conta com o segundo maior produto per capita na região sul-americana. O PIB nominal da cidade cresceu em 2006 cerca de 11,4% a respeito de 2005.

O setor mais importante para a economia da cidade é o de serviços, responsáveis por cerca de 78% do PIB de Buenos Aires (muito maior aos 56% em nível nacional). Os ramos mais importantes são os relacionados aos serviços comerciais, imobiliários, profissionais, empresariais e financeiros. Quanto aos serviços financeiros, Buenos Aires gera 70% do valor agregado da nação. Concentra 53% dos depósitos bancários e 60% dos empréstimos ao setor privado não financeiro, que ascendem a 90,4 e 53,5 milhões de pesos, respectivamente. Além de 90% das entidades financeiras do país terem sua sede na capital argentina. A cidade também figura como a metrópole, fora do Brasil, que mais presta serviços financeiros na América do Sul.

Córdova, segunda cidade mais populosa da Argentina e capital da província homônima. Tem 1 282 569 habitantes (1 368 109, incluindo a área metropolitana). Fundada pelo adelantado Jerónimo Luís de Cabrera, em 6 de julho de 1573, às margens do rio Suquía. Fica 713 quilómetros ao noroeste de Buenos Aires e é a segunda maior cidade do país.

A cidade possui vários pontos históricos, turísticos e culturais de grande importância. La Cañada de Córdoba é a parte de canalização de um córrego que atravessa a cidade de norte a sul. O Arco de Córdoba é um importante símbolo da cultura localizado na entrada da Avenida Amadeo Sabattini. Em 2000, a UNESCO declarou a Manzana Jesuítica como Patrimônio Mundial da Humanidade e, em 2006, a cidade foi nomeada Capital Americana da Cultura naquele respectivo ano. Córdoba protagonizou vários feitos de muita relevância na História argentina durante o século XX. Foi o centro da Reforma Universitária de 1918, da Industrialização a partir de 1930, da Revolução Libertadora em 1955 e do Cordobazo, um movimento que culminou na queda do governo de Juan Carlos Onganía em 1969.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com