TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARA EXPANSÃO DA EMPRESA BURGER KING ÀS CIDADES DE BUENOS AIRES E CÓRDOBA (ARGENTINA)

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO PARA EXPANSÃO DA EMPRESA BURGER KING ÀS CIDADES DE BUENOS AIRES E CÓRDOBA (ARGENTINA)

1. O relatório que ora apresento pretende identificar possíveis soluções para expansão da empresa Burger King para o mercado argentino, projeto a se iniciar por meio das cidades de Buenos Aires e Córdoba.

Inicialmente, cabe desaconselhar a proposta do CEO de meramente copiar o modelo aplicado no mercado brasileiro, pois esta atitude colocaria em risco o ingresso no mercado estrangeiro, já que deixa de considerar as particularidades e a cultura do consumidor do outro país.

2. Diante disso, cabe evidenciar que, ao Diretor de Expansão, será necessário trabalhar as seguintes características:

a) Visão empreendedora: deve estar sempre atento, em busca de oportunidades que os demais concorrentes não conseguem identificar;

b) Capacidade de planejamento: deve se planejar de forma eficaz para atingir os seus objetivos o quanto antes;

c) Assumir riscos: colocar-se no mercado de forma firme, com coragem para assumir riscos, de forma calculada.

3. Em relação à análise de mercado, cabe identificar que os usos e costumes culinários argentinos se estendem por todo o país, e são parte do complexo alimentício nacional.

Buenos Aires, por ser uma cidade extremamente turística e possuir população descendente de diversos países europeus, tem como resultado a mescla das comidas que os imigrantes europeus trouxeram consigo com as técnicas e os alimentos típicos das culturas indígenas que já habitavam a região quando da chegada dos conquistadores espanhóis.

Ainda, o desenvolvimento cultural se aprecia na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas que se pode encontrar na cidade.

Assim, observa-se que o consumidor é aberto a novas experiências, desde que mantenha a base em suas origens.

Cabe destacar, ainda, que o Mac Donalds, rival direto da Burger King, encontra-se presente há décadas no mercado portenho.

Córdoba, por sua vez, é uma cidade eminentemente universitária, além de ser a segunda cidade mais populosa daquele país. O público jovem, como se sabe, é a faixa que possui mais consumidores de fast food.

4. Utilizando a abordagem do Design Thinking, a primeira atitude a ser tomada é compreender o consumidor argentino, a começar pelo consumidor de Buenos Aires, o qual é descendente de europeus e indígenas e preza pela tradição à sua cultura, ao mesmo tempo em que busca inovação. Cria-se empatia com aquele consumidor.

Após, define-se como será o produto principal a ser oferecido àquele novo mercado consumidor e como será a abordagem publicitária voltada especificamente a este público. Busca-se fazer pesquisas de mercado e entrevistas constantes.

Por isso, lançar um produto não é tão simples como copiar e colar produtos de sucesso de outros países, o que era a ideia inicial do Diretor de Expansão.

Após, com equipe multidisciplinar, extrai-se a criatividade das pessoas, com auxilio da etnografia e de ferramentas para melhor entender o usuário, em um processo com diferentes etapas, que vai da ideação, testes e protótipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com