TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO 

 

ANDRESSA HONORATO 

DANIELLE PEDROSO 

 

 

 

 

 

 

AEROPORTO INTERNACIONAL

PRESIDENTE CASTRO PINTO

JOÃO PESSOA - PB 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS 

2017 

 GLOSSÁRIO 

 

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. O AEROPORTO  

2.1.1. HISTÓRIA

2.1.2. LOCALIZAÇÃO  

2.1.3. CARACTERÍSTICAS ESTRURURAIS

2.2. CLASSIFICAÇÃO

2.3. ROTAS E COMPANHIAS AÉREAS

2.4. AERONAVES ATUANTES

2.5. MOVIMENTO DE AERONAVES  

2.6. DISTÂNCIAS DECLARADAS

2.7. DIMENSIONAMENTO DE PISTA

2.8. TERMINAL DE PASSAGEIROS

2.9. MOVIMENTO DE PASSAGEIROS

2.10. TERMINAL DE CARGAS

2.11. MOVIMENTO DE CARGAS

3. CONCLUSÃO

4. BIBLIOGRAFIA

 

 

 

 

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. O Aeroporto

[pic 2]

2.1.1. História

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto está localizado no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, capital da Paraíba. Foi construído em 1957 pelo Comando Aeronáutico juntamente com o Governo do Estado. Em 1979, a jurisdição técnica administrativa e operacional deste aeroporto, foi transferida para a INFRAERO.

Neste primeiro ano de administração, foram realizadas melhorias referentes a pavimentação de área e intersecção da pista de pouso e decolagem com a pista de taxi e serviços de pintura da sinalização horizontal da pista 16/34. Em 1980, com a ajuda do governo do estado, foram feitas obras e ampliações, melhorando a infraestrutura e possibilitando operações de outras aeronaves de maior porte. Nesse momento ocorreu a ampliação da pista de pouso 16/34, para 2515 x 45 metros, assim como a implantação de stopway de 120 metros, sendo 60 metros para cada cabeceira; reforço da pista de rolamento; ampliação e reforço do pátio de manobras (90 x 140 metros) para atender simultaneamente as aeronaves; obras de drenagem da área de movimento de aeronaves; melhoria do sistema de balizamento luminoso; instalação do sistema AVASIS (equipamento de auxilio visual).

Em 1983, foi inaugurado o Terminal de Carga Aérea e em 1985, foi concluída a obra do novo Terminal de Passageiros. Porém, devido a demanda de passageiros com o crescimento turístico local, em 2006 iniciou-se outra reforma com mais melhorias na infraestrutura e atendimento aos passageiros.

2.1.2. Localização

Apesar de ser considerado pertencente ao município de Bayeux desde o início, depois de briga judicial passou a pertencer também ao município de Santa Rita, pois uma das cabeceiras está no município. O passageiro desembarca da aeronave em Santa Rira, porém, sai pelo terminal de passageiros em Bayeux. Assim, hoje, os impostos são divididos.

O Aeroporto está localizado a 11 quilômetros do centro de João Pessoa e 22 quilômetros da Praia de Tambaú. Seu acesso se dá pela BR-230 (praias) ou pela Via Oeste (centro da cidade). Sua localização é privilegiada com relação à obstáculos, por abranger terrenos situados em um altiplano de cotas hidrográficas em torno de 65 metros e estar sufucientemente afastado das áreas urbanas ou de grande expansão imobiliária.

2.1.3. Características Estruturais

Em uma área de 3.886 milhões de metros quadrados, conta com um terminal de passageiros de dois pavimentos, com toda a infraestrutura; três pátios para aeronaves, onde dois deles recebem três vagas de estacionamento para aeronaves em cada um e outro com cinco vagas; uma pista para pousos e decolagens com dimensões de 2.515 metros de comprimento e 45 metros de largura e um estacionamento de veículos com 600 vagas.  

O Aeroporto ainda não dispõe de pontes de embarque (fingers), o que causa desconforto no trânsito de passageiros até as aeronaves em dias de chuva. Mas, uma nova reforma já foi iniciada e as pontes citadas, fingers, estão sendo construídas, também uma ponte climatizada que irá da sala de embarque até a aeronave, bem como haverá um aumento de 60% nos guichês de check-in das companhias e nas áreas de esteiras; ampliação de quatro vezes nas vagas de estacionamento.

As operações do aeroporto são distribuídas em até 16 diárias entre pousos e decolagens e seu pico é na madrugada, excedendo sua capacidade e algumas vezes causando transtornos.

Hoje o aeroporto conta com a estrutura descrita a seguir:

[pic 3]

2.2. Classificação

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, classificado como público, recebe o Código OACI: SBJP e IATA: JPA.

Possui Certificação Operacional e está regulamentado conforme as RBAC e Resoluções, de acordo com:

  • Operações, Manutenção e Resposta à Emergências;
  • Gerenciamento do Risco da Fauna em Aeródromos Públicos;
  • Atestado de Capacitação Operacional – ACOP do SESCINC (Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio);
  • Requisitos de Aderência para Pistas de Pouso e Decolagem;
  • Critérios Regulatórios quanto à Implantação, Operação e Manutenção do SESCINC;
  • Entre outros.

Possui as seguintes características físicas e operacionais:

[pic 4]

2.3. Rotas e Companhias Aéreas

Atualmente, as companhias atuantes no Aeroporto de João Pessoa são:

 [pic 5]

Possui destinos regulares e prevê novas rotas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com