TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FERRAMENTA 5W2H

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 FERRAMENTA 5W2H

A ferramenta 5W2H consiste em um método de grande eficiência no auxílio da análise, no desenvolvimento e conhecimento sobre um processo, problema, ações, estratégias e planejamentos que deverão ser tomadas e o responsável por executá-las. Diante de todos esses requisitos, ainda se trata de uma ferramenta simples e de fácil utilização por qualquer pessoa (SASDELLI, 2012).

Os autores Behr, Moro, Estabel (2008, p. 39) definem a ferramenta 5W2H como "[...] uma maneira de estruturarmos o pensamento de uma forma bem organizada e materializada antes de implantarmos alguma solução no negócio”.

 Complementado Silva (2013), a ferramenta 5W2H é empregada para o planejamento estratégico de determinada ação a ser adotada. Ao utilizar essa ferramenta, o responsável passa a ter aptidão para orientar as diversas ações, a fim de solucionar os problemas, dos quais necessitam de um diagnóstico aprofundado sobre suas causas.

  Diante da crescente complexidade do mercado e da dificuldade que os gestores e dos funcionários enfrentam gerenciamento dos processos e atividades, essa metodologia, através de respostas simples e objetivas, permite que dados sejam levantados e informações sejam geradas, sendo essas extremamente cruciais, para a tomada de decisões e conduzir as ações (SILVEIRA; MARTELLI; OLIVEIRA, 2016).

Conforme com a utilização da ferramenta 5W2H é permitido descobrir as causas fundamentais do problema e estabelecer um plano de ação, no qual se resume a um conjunto de medidas. O conjunto de medidas possui sete palavras em inglês: What (O que, qual), Where (onde), Who (quem), Why (porque, para que), When (quando), How (como) e How Much (quanto, custo) (BRUM, 2013).

No quadro 5, é apresentado um resumo referente aos questionamentos da metodologia 5W2H e o conteúdo esperado para as respostas de cada pergunta.

Quadro 6: Resumo da metodologia 5W2H.

[pic 1]

Fonte: Brun (2013, p.30).

Essa ferramenta possui questões interligadas entre si, com intuito de buscar respostas claras e objetivas, resultando ao final do preenchimento da planilha em um plano de ação detalhado e conciso. O plano de ação é de fácil compreensão e visualização e, busca determinar as principais ações que devem ser tomadas, de qual forma, quando serão realizadas e quais os participantes pela execução das atividades estabelecidas (PALADINI, 2004).

Marshall (2008) diz que a ferramenta 5W2H é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de métodos associados a indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com