TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA MEMORIA, INCONSCIENTE E OBJETO

Por:   •  18/10/2019  •  Dissertação  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Memória

A memória e o armazenamento de informações e fatos adquiridos através das experiencias vividas pelos seres humanos. Existem duas formas de adquirir e armazenar informações, através da memória de procedimento que é utilizada para armazenar habilidades motores, sensitivas ou intelectuais e a memória declarativa que armazena fatos ou dados recebidos através dos sentidos, raciocínio e criação de ideias e pode ser divindade em memória imediata, de curto e longo prazo.

De acordo com Chaui(2006) e alguns filósofos a memória é a garantia de nossa própria identidade e reúne tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos.

Inconsciente e objetos

 

Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, há uma distinção crucial entre características conscientes e inconscientes da psique: consciência é o que conhecemos e inconsciência é tudo aquilo que ignoramos. "O inconsciente não se identifica simplesmente com o desconhecido; é antes o psíquico desconhecido, ou seja, tudo aquilo que presumivelmente não se distinguiria dos conteúdos psíquicos conhecidos, quando chegasse à consciência."

A inconsciência e responsável pelos processos mentais pelo qual o indivíduo não controla, uma metáfora muito utilizada para compreender o inconsciente é o do iceberg onde a parte submersa, que não conseguimos ver, representa aquilo que não conseguimos entender em nossas mentes, nele conseguiríamos explicar nossos atos falhos, sonhos e nossos esquecimentos, no inconsciente conseguiríamos encontrar também nossos desejos e emoções reprimidas por serem dolorosas ou difíceis de controlar e assim, alocados no inconscientes não obtemos acesso.

O ser humano tem a capacidade de se adaptar e criar de acordo com suas necessidades de sobrevivência e essa capacidade se dá, através da capacidade de observação. Os objetos são tudo que os seres humanos observam para gerar conhecimento, podendo ser, coisas, fatos ou fenômenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com