TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E A INFLUÊNCIA DO DISCURSO NAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E NO COMBATE À ANSIEDADE COLETIVA EM CENÁRIO DE PANDEMIA

Por:   •  25/9/2022  •  Monografia  •  4.349 Palavras (18 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

UNIDADE ENGENHO NOVO

CURSO DE PSICOLOGIA

A FUNÇÃO DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E A INFLUÊNCIA DO DISCURSO NAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E NO COMBATE À ANSIEDADE COLETIVA EM CENÁRIO DE PANDEMIA

RODRIGO MASELLO

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO DE 2020

Tema: A função das lideranças políticas e a influência do discurso nas medidas de prevenção e no combate à ansiedade coletiva em cenário de pandemia.

Objetivo: Considerando um grande período de indecisões, discordância de opiniões e desafetos dentre as esferas de governo em âmbito nacional, frente, sobretudo, á prática do isolamento social e ás medidas preventivas em prol do novo coronavírus, essa entrevista tem como objetivo salientar a importância das tomadas de decisão, assim como analisar o peso do discurso político como influência positiva ou negativa na percepção e no comportamento de uma determinada população.

Entrevistado: Dr. Marco Aurélio Prado, especialista em ciências humanas e doutor em psicologia social pela PUC-SP .

Local: Em respeito às recomendações de isolamento social, a entrevista será realizada à distância, utilizando-se do veículo digital. Ferramentas de vídeo como o próprio WhatsApp ou Skype apresentam-se como preferência, dependendo, também, da familiaridade do entrevistado. Ademais, o veículo digital nos permite facilitar e adaptar o processo de entrevista à disponibilidade do mesmo.

Forma de registro: Com a devida autorização do entrevistado, todo conteúdo de áudio e vídeo será gravado a partir de programas auxiliares e editado pelo entrevistador sob propósito de apresentação. Posteriormente, será transcrita em documento. A utilização de ambas as ferramentas nos permite maior eficácia na percepção do conteúdo compartilhado, assim como na manutenção de detalhes importantes que podem vir a passar despercebidos.

Estrutura da entrevista: Semiestruturada. A preferência por essa modalidade nos fornece a possibilidade de traçar uma linha de entrevista maleável, onde as perguntas pré-definidas podem ser emendadas à outras não necessariamente planejadas, mas geradas através das ponderações do entrevistado. O método fortalece o diálogo entre entrevistador e entrevistado e permite uma execução menos engessada da entrevista.

Tipo de perguntas a serem utilizadas: Abertas e fechadas. A natureza discussiva das perguntas pré-definidas possibilita ao entrevistado discorrer sobre o assunto à seu critério, uma vez em que concorde ou não com afirmações contidas nas mesmas, visando extrair o máximo de seu parecer acerca do assunto.

Modalidade de realização: Individual.

Roteiro da entrevista:

  1. Ao iniciar a conferência, dedicamos os primeiros momentos às considerações iniciais. Um ‘’quebra gelo’’que servirá como uma introdução à entrevista focada no tema. Aqui, abrimos espaço para que entrevistador e entrevistado apresentem-se em um diálogo de caráter casual. Pautas como o bem estar do entrevistado, sua adaptabilidade ao novo normal, formação, experiência profissional e familiaridade com a área podem e devem ser abordadas pelo entrevistador. O entrevistador deve apresentar seu compromisso para com o trabalho desenvolvido e estabelecer um primeiro contato com o tema abordado.
  2. Na segunda etapa, damos início às questões pré-definidas acerca do tema escolhido. Como especificado anteriormente, a natureza aberta e semiestruturada da entrevista tende a tomar boa parte da sessão, tendo em vista a apresentação das perguntas e o discorrer do parecer do entrevistado acerca do que lhe é perguntado.
  3. Voltada às considerações finais acerca do assunto. Nessa etapa de encerramento, o conduzimos à um último diálogo, damos a liberdade para que conclua a sua participação e agradecemos sua contribuição profissional ao meio acadêmico, concluindo a sessão.

Perguntas pré-definidas acerca do tema:

  • Na sua opinião, uma vez em que veículos como a OMS sugeriam o isolamento social, você acredita que a discordância de discurso entre as lideranças políticas nacionais, como prefeitos, governadores e até mesmo a presidência, foram capazes de gerar um sentimento de descaso ou desalento frente às medidas de prevenção ao Covid-19?
  • Você acredita que as desavenças de discurso entre as esferas políticas, assim como as divergentes medidas tomadas, que deveriam ter como objetivo acalentar e proteger o cidadão, podem acabar se desenrolando em uma leva de indivíduos transtornados, como a ansiedade pela busca de uma resolução eficaz para o problema? Se sim, como se dá esse processo?
  • O quão você acredita que, em momentos de confusão e desespero, como forma a se portar diante do desconhecido, um indivíduo tende a espelhar-se no parecer e no posicionamento de uma determinada autoridade pública?
  • Considerando que uma boa parcela da população brasileira tem pouco acesso à informação qualificada, a que ponto um discurso populista desmedido, advindo de um líder político, em especial, para pessoas que se veem representadas por esse indivíduo, pode vir a se sobrepor ao discurso médico, mesmo numa situação onde os profissionais da saúde deveriam ser referência?
  • Aquele famoso ‘’É só uma gripezinha’’. Para você, qual o peso exercido sobre a consciência do indivíduo mediante um discurso errôneo e tão inconsequente como esse, vindo de uma figura política influente e símbolo de liderança nacional?
  • Podemos considerar, então, que em um país como o Brasil, que exibe um dos maiores número de contágio global, os maus exemplos propagados pelas lideranças políticas e seus pronunciamentos descabidos, podem, em parte, terem sido responsáveis por alavancar esses números?

Transcrição da entrevista

M.A: Opa!

R.M: Fala, pai. Tudo certinho por aí?

M.A: Tudo ótimo, filho. E como vai a vida?

R.M: Ah, por aqui tá tudo indo. Tudo dentro dos conformes, né.

M.A: Como deve ser. Está curtindo essas boas novas de pandemia?

R.M: Aquelas, né, Marco. A minha quarentena meio que nem começou, mas acho que estou lidando bem com esse nosso ‘’novo normal’’. Acho que o que mais afetou, mesmo, foi isso aqui. A questão da faculdade, mesmo. Fora isso, tudo certo e com todo mundo bem. Espero que com você também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com