TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta de Apoio a Tomada de Decisão

Por:   •  5/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Patrícia de Jesus Silva

Disciplina: PI, Ferramenta de Apoio a Tomada de Decisão

Introdução

Matriz de decisão

A Matriz de Decisão é uma ferramenta estratégica que auxilia as empresas na tomada de decisões, permitindo uma análise de todas as possibilidades. Com a matiz de decisão pode-se itens que são relevantes utilizando critérios de avaliação e analisando riscos e oportunidades. Além disso ela nos auxilia na identificação de pontos fortes e fracos, facilitando a escolha de um novo projeto.

Desenvolvimento

Matriz GUT

Assim como  matriz de decisão, a  matriz GUT, que se refere às palavras “Gravidade”, “Urgência” e Tendência, é utilizada para ajudar na resolução de problemas, pois visa avaliar de forma quantitativa os problemas de uma organização ou de uma área específica, priorizando ações essenciais para que um problema que foi identificado, seja resolvido de forma parcial ou definitiva, sempre que possível.

Essa matriz é mais utilizada para determinar o grau de importância de cada problema analisado, sendo possível saber quais decisões serão tomadas referentes àqueles que terão mais impacto na empresa em seu resultado. Os critérios de priorização gravidade, urgência e tendência, determina o peso conforme o grau de relevância de cada condição.

Gravidade: Demonstra qual será a repercussão do problema analisado, caso ele realmente aconteça. Pode ser analisado de acordo com tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações, etc. O estudo é realizado nos efeitos do problema a curto, médio e longo prazo, caso não seja resolvido.

Urgência: Representa o prazo, ou tempo necessário para resolver um problema. Nesse caso, quanto maior a urgência, menor será o prazo para essa resolução, portanto deve-se observar o grau de urgência, se a solução deve ou não esperar. Podendo-se perguntar: Isso pode ou não esperar?

Tendência: Representa o potencial do problema crescer conforme o tempo passa. É avaliado uma previsão de crescimento, redução ou desaparecimento da situação. Nesse caso devemos questionar: se o problema não for resolvido logo, ele pode piorar rapidamente ou progressivamente?

Para cada um dos critérios, é atribuído uma nota de 1 a 5, e ela é multiplicada de modo a resultar em uma pontuação. Então, basta classificar os itens listados do maior número para o menor.

Gravidade:

  1. Sem gravidade
  2. Pouco grave
  3. Grave
  4. Muito grave
  5. Extremamente grave

Urgência:

  1. Pode esperar
  2. Pouco urgente
  3. Urgente, merece atenção no curto prazo
  4. Muito urgente
  5. Necessidade de ação imediata

Tendência:

  1. Não irá mudar
  2. Irá piorar a longo prazo
  3. Irá piorar a médio prazo
  4. Irá piorar a curto prazo
  5. Irá piorar rapidamente

A combinação dessas pontuações irá definir quais ações serão prioritárias. Essa combinação é feita com um cálculo de multiplicação dos três fatores (G) x (U) x (T). Neste caso, o resultado com maior pontuação no Método GUT será o de 125 pontos e o menor, 1.

Exemplo Matriz GUT:

Problema

Gravidade

Urgência

Tendência

G * U * T

Orçamento anual não aprovado

1

3

5

15

Planilha orçamentária ineficiente

5

5

4

100

Falta de controle de fluxo de caixa

4

4

4

64

Após a análise considerando os problemas, a empresa adotará uma solução para Gestão Orçamentária, que inclusive ajudará a solucionar problemas como falta de controle do fluxo de caixa.

Conclusão

A Matriz GUT pode ser utilizada para elaborar diversas classificações de acordo com o grau de importância, seja de problemas, projetos ou processos, no âmbito pessoal ou profissional. Possibilita ainda que o gestor possa ter uma perspectiva do que está acontecendo, do que precisa ser feito primeiro, de como e quando executar ações para enfrentar os desafios em sua empresa. Porém isso depende, da análise correta das particularidades específica de cada um de seus problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com