TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Social

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

POLO MANAUS

SUPERIOR TECNOLÓGICO EM RECURSOS HUMANOS

DIREITO EMPRESARIAL

ALEXANDRE DE OLIVEIRA PONTES RA 7700645559
CRISTOVÃO JAKSON SEIXAS NEVES RA 7988729638
MARCOS WILLAME DE LUCENA PEREIRA RA
8138751134
PAULICÉIA VASCONCELOS DE MACÊDO RA 7925673204
SHEILA FRANCO DA MOTA RA
SUELEN DAS CHAGAS SILVA RA 7536654920

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MANAUS/AM

2013

        SUMÁRIO        

Introdução.........................................................................................................................................3

Relatório dos Aspectos Legais da Empresa......................................................................................4

Função social da empresa.................................................................................................................6

Direito cambiário e títulos de crédito.............................................................................................10

O novo Direito Empresarial............................................................................................................13

Considerações Finais......................................................................................................................15

Bibliografia.....................................................................................................................................16


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que envolvem o Direito Empresarial, tais como: empresa, função social, direito cambiário e o novo direito empresarial.

No primeiro momento, serão apresentados os conceitos ligados ao direito empresarial e as características da empresa escolhida para elaborarmos este trabalho.

Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.

No segundo momento vamos discorrer sobre a função social da empresa e os aspectos legais que envolvem uma empresa, tais como legislação e órgãos de classe. O princípio da função social da empresa, tal quais os princípios da função social da propriedade urbana e da função social da propriedade rural, é decorrente do princípio constitucional da função social da propriedade, e a ele está intimamente vinculado.

Também falaremos sobre o direito cambiário que é o conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas entre as pessoas vinculadas em operação de natureza cambial.

Ao final, serão apresentadas as conclusões alcançadas com o presente estudo.


RELATÓRIO DOS ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA

Direito Comercial: é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. (ANAN, 2011)

Empresa: é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico. (Alberto Costa)

Empresário: é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. (Código Civil, art. 966)

A NR SERVIÇOS é uma microempresa prestadora de serviço na área de informática, fotocópias, encadernação, plastificação e internet. Teve seu início em 2007 com o senhor Irandir Palheta.

O senhor Irandir Palheta possui experiência em pequenos negócios, pois já teve uma lanchonete e um bar. Com o apoio de sua esposa investiu o dinheiro de uma indenização e abriu a empresa NR SERVIÇOS.

O nome da empresa foi escolhido para homenagear seus pais, Nilo e Roseth. A Empresa foi criada para atender a demanda de pessoas que procuram serviços de fotocópias de documentos, de estudantes a procura de fotocópias de livros e elaboração de trabalhos e encadernação dos mesmos.

Visão: Ser a melhor empresa de serviço em fotocópia e informática oferecendo qualidade na execução do serviço e no atendimento.

Missão: Atuar de forma transparente, eficiente e eficaz para satisfação do nosso cliente.

PONTOS FORTES

  • Excelente atendimento
  • Pontualidade na entrega dos serviços.
  • Equipe de gestão capacitada e comprometida.
  • Ótima localização
  • Ambiente climatizado, com tv, água mineral e café para clientes.

PONTOS FRACOS

  • Máquina de fotocópia antiga
  • PC antigo
  • Falta de capital para investimento

Os equipamentos da empresa são: Multifuncional preto e branco Rimaco 7500, Multifuncional Epson L35, Multifuncional HP Deskjet 2050, Máquina de plastificação e de encadernação, computador de mesa e notebook Samsung.

Os serviços oferecidos são:

•        Cópias pretas e brancas

•        Cópias coloridas

•        Impressão preta e branca

•        Impressão colorida

•        Encadernação

•        Plastificação

•        Digitação

•        Segunda via de boletos e documentos

•        Pesquisas na internet

As matérias-primas necessárias à prestação do serviço são papel (A4, A3, vergê, fotográfico...), polasel para plastificação, plástico e espiral para encadernação, tonner e cartuchos.

A NR SERVIÇOS está localizada no centro de Manaus na Rua Joaquim Nabuco. está instalada num prédio alugado medindo 6,30x5m, contendo 01 balcão para atendimento, 01 copa, 01 banheiro e 01 depósito.

A mão-de-obra é do próprio dono do negócio com ajuda de mais 02 (dois) funcionários.


FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa compilada por Aurélio Buarque de Holanda, a palavra função pode significar juridicamente o conjunto dos direitos, obrigações e atribuições de uma pessoa em sua atividade profissional específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com