TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Do Pai Ethos De Uma Organização No Brasil

Por:   •  22/9/2019  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

A Função Do Pai Ethos De Uma Organização No Brasil

        O núcleo de autoridade gerado pela família e centrado na figura paterna transborda as fronteiras do social, penetrando na dinâmica empresarial, tal afirmação é sustentado por uma pesquisa realizada em uma empresa do ramo alimentício, que de forma fictícia chamaremos de “Alimentos Capixabas S.A.”

        O desenvolvimento e crescimento dessa empresa revela a montagem, de um ethos familiar centrado na figura paterna que permite situar as relações de trabalho. Se podemos adotar a imagem da família para compreender essa realidade cultural, o pai seria a peça-chave para compreender o ethos dessa organização. Desde sua fundação a “Alimentos Capixabas S.A.” parece sustentar uma linha de valores que conferem sentimentos de comunhão, capacidade coletiva para produção, conselhos sobre projetos transformando a organização em uma verdadeira comunidade de trabalho, fundados e legitimados pelo elemento paterno

        Quando a família patriarcal brasileira de caráter rural passa a ser substituída pela família urbana, ela é impregnada, de forma geral, pela corrente cristã, que posiciona o homem como chefe da unidade familiar como a fonte do sustento econômico, e a figura da mulher é valorizada em seus aspectos de submissão e fidelidade ao homem, sendo assim comum com a corrente positivista no que o homem é conferido o trabalho externo e a mulher o cuidado do lar e dos filhos.  

        No Brasil, apresar dessa bipolarização dos espaços femininos e masculinos, mulheres e crianças foram uma presença constante na força de trabalho industrial, sempre presente nas fabricas e oficinas, mostrando assim que a proletarização não é apenas dos indivíduos e sim de toda a família.

        A discussão aqui tenta pontuar os elementos centrais da dinâmica familiar no Brasil. Na origem de “Alimentos Capixabas S.A.”, quando seu pai fundador chegou no Brasil, sua história de sofrimentos e dificuldades sempre é lembrada nos momentos festivos de maior destaque da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com