TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função da Administração

Por:   •  11/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

  • Planejar

Construindo um negócio:

  1. Ramo do negócio:

Comércio de livro e alimentos

  1. Nome fantasia:

BC – books and coffee (livros e café)

  1. Resumo do produto ou serviço:

Seriamos uma empresa única com ambiente duplo:

Livraria com vendas de livros de vários gêneros para atender um público amplo de leitura.

Cafeteria, um espaço com ótimo atendimento e cozinha própria para ser preparado um ótimo café e várias opções de lanche, seria também um ambiente tranquilo disponibilizado para o cliente fazer sua leitura e estudos.

  1. Missão:

Proporcionar aos nossos clientes a venda de um excelente livro e oferecer um ambiente agradável para se deliciar com ótimo café acompanhado de sua leitura.

  1. Visão:

Ser uma empresa referencial no estado, que tenha preços de livros acessíveis, grande quantidade de clientes que tenham interesse por leitura e também em estar em um ambiente diferenciado de estudos.

Visamos juntamente promover ações sociais que incentive a leitura, podendo coletar livros pra doações e fazendo parcerias com projetos nas escolas.

  1. Analise SWOT (FOFA)

OPORTUNIDADE

AMEAÇAS

Empresa com ideia atual que seria única no mercado

Cafeterias já existentes na cidade

Entretenimento alternativo

Uma livraria já existente no mercado

Juntar o útil ao agradável, empresa com ambiente duplo: livraria e cafeteria

Localidade

FORÇAS

FRAQUEZAS

Conforto

Preços de vendas unitárias de livros físicos

Bom atendimento

Burocracia de funcionamento da cafeteria

Grande investimento no ambiente

Clientes específicos (voltados somente a leitura)

  • Organizar
  1. Desenhar um organograma dos cargos

  1. Descrever os cargos:

Chefe Geral: administrador com função de gerenciamento geral da empresa, com gastos e lucros finais, arrecadação total do dinheiro, pagamentos dos funcionários, etc.

Gerente Livraria: administrador função de gerenciar, cuidar do caixa de vendas, fluxo da entrada de dinheiro e orientar funcionários do ambiente em comando.

Gerente Cafeteria: administrador função de gerenciar, cuidar do caixa de vendas, fluxo da entrada de dinheiro e orientar funcionários do ambiente em comando.

Os três administradores sendo sócios no negócio, fariam uma rotatividade de tempo nos cargos acima, para que todos fiquem por dentro do que acontece na empresa e tenham oportunidade de mudança de cargos e participação maior dentro da empresa.

Atendente Livraria 1: preferência por um funcionário com formação superior em Biblioteconomia que dominaria as técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação dos livros. Com maior conhecimento atenderia diretamente os cliente, auxiliando com indicações e informações sobre os livros para facilitar a busca e compra.

Atendente Livraria 2: seria um estagiário que iria auxiliar o atendente 1, podendo auxiliar nos atendimentos, organização e limpeza da livraria.

Chefe de cozinha: funcionário de preferência com formação superior em gastronomia, pois teria maior conhecimento sobre segurança alimentar para preparar os diversos pratos e cafés que serão servidos na cafeteria. Iria auxiliar seu gerente na gestão e finanças da cafeteria.

Ajudante de cozinha: um funcionário que iria auxiliar o chefe de cozinha na preparação dos pratos e cafés, também cuidando da organização e limpeza da cozinha.

Atendente da cafeteria 1 e 2: funcionário que irão atender, repassar pedidos, servir e cuidar da organização e limpeza do ambiente da cafeteria.

  • Dirigir
  1. Definir quais as ações a empresa desenvolve ou pretende desenvolver afim de estimular e motivar seus colaboradores a alcançar os objetivos e as metas da organização:

  • Reconhecer e recompensar o sucesso e o bom trabalho, mostrando nossa satisfação em trabalhar com a nossa equipe.
  • Delegar funções de acordo com as habilidades dos funcionário, passando uma confiança no comando da tarefa destinado a eles.
  • Ouvir, buscando assim ter uma participação maior de todos.
  1. Definir o estilo de liderança:

Liberal do chefe os gerente, pois seriamos os três sócios atuando juntos dentro da empresa.

Democrática dentro os demais colaboradores, fazendo com que todos participem para obter uma tomada de decisão justa e que beneficie os donos e os colaboradores.

  • Controlar
  1. Descrever os critérios de qualidade do produto ou serviço oferecido:

Aspectos tangíveis: aparência do ambiente físico com grande conforto e organização e visivelmente atrativo, utilização de ferramentas e equipamentos modernos para facilitar o atendimento do cliente e aparência padronizada do pessoal com o fardamento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com