TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função de administração de recursos humanos nas organizações

Por:   •  7/3/2018  •  Dissertação  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ALUNA: JULIANA GOMES PEREIRA

RGM:353.1365

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADE 02

  1. Faça uma análise crítica da seguinte abordagem: “A função de administração de recursos humanos nas organizações atuais não se restringe apenas ao departamento de recursos humanos, mas está ligada a cada gerente, a cada supervisor que precisa lidar com as pessoas sob sua subordinação”.

Atualmente, nas organizações, a função de gerenciar, planejar, organizar, dirigir, motivar e controlar as atividades da empresa não pode se limitar ao departamento de recursos humanos. Um gerente, coordenador, supervisor ou líder de equipe tem que desempenhar esse papel dentro da organização, mesmo que auxiliado pelo especialista de RH, gerenciando pessoas, cargos, planejando atividades e metas, dando suporte e, de uma forma geral, transmitindo o conhecimento que possui. Liderar sua equipe, fazendo com que cada um amplie suas habilidades e talentos, direcionando cada colaborador a desenvolver-se, respeitando as limitações de cada um. Já que é esse gerenciador que está em contato direto com sua equipe deverá conhecer, respeitar e estimular a evolução de cada pessoa sob seu comando, de uma forma diferenciada e direcionada aos resultados que necessita obter.

  1. Dentre as atividades (Políticas de RH), listadas na aula, comente aquelas que mais te chama atenção como fundamental para desenvolvimento organizacional. Sabemos que a prática da Gestão de Recursos Humanos se dá através das políticas, assim, liste e explique pelo menos 03;

  1. De que forma uma Gestão RH pode ser estratégica? Em essência, Uma gestão estratégica de pessoas está relacionada a quais aspectos? Justifique;

Podemos citar o planejamento como a mais importante ferramenta utilizada pelas organizações para nortear suas ações gerenciais. A empresa precisa conhecer e entender os seus colaboradores, sua estrutura, o cenário de mercado, seu cliente e analisar, sistemática e continuamente as condições de seu ambiente, seja este no campo financeiro, operacional, técnico etc. e equilibrar as indigências e capacidades de cada setor com sua própria necessidade.  Isto é o conceito de ser uma corporação com uma gestão estratégica.

  1. Conceitue Política de recrutamento e Seleção e Liste as etapas que formam essas políticas;

A politica de recrutamento e seleção é todo o conjunto de técnicas, diretrizes e critérios instituídos pela organização que visa à ocupação de cargos por profissionais capazes de agregar valores à empresa.

No recrutamento, a atração de pessoas potencialmente qualificadas a ocupar um cargo dentro da empresa.

E a seleção, tem como tarefa escolher os candidatos recrutados, com a triagem de currículos, as entrevistas, provas etc., para a análise dos conhecimentos e habilidades necessários ao cargo (quando um candidato está dentro dos requisitos de aptidão exigidos pela empresa).

Etapas a serem seguidas:

  1. Requisição: Definição da quantidade de vagas, motivo para que a vaga esteja aberta (crescimento da empresa, promoção de funcionário, transferência ou desligamento) e requisitos da vaga e habilidades, conhecimentos e características necessários ao candidato;
  2. Recrutamento: se será realizado interna ou externamente e assim a divulgação da vaga por meios já definidos (anúncios, indicações, cartazes, agencia de empregos etc.);
  3. Seleção: Se inicia com a triagem de currículos, provas técnicas e de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, entrevistas;
  4. Exame médico: Dependendo da função que será realizada pelo colaborador (auditivo, dicção, equilíbrio, psicológico, por exemplo);
  5. Contratação: escolhido o candidato mais adequado e que superou todo o processo anterior, o candidato será convidado a assinar o contrato com a empresa, será apresentada a empresa e a equipe com quem trabalhará.

  1. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique

Basicamente, o recrutamento é realizado nas mais diversas plataformas disponível ás empresas dependendo, então, dos recursos financeiros e de logística disponíveis para tal. Como por exemplo, podemos citar: anúncios em jornais, redes sociais, indicações de colaboradores, faixas e banners, parcerias com agencias de emprego, divulgação em universidades.

  1. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia;

É necessário que se determine quais as técnicas de recrutamento são mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento baseia-se em pesquisas, tanto externa de ofertas da mão de obra qualificada, o teto salarial exigido e adequado para o cargo, quanto à interna que resulta da pesquisa de perfil ideal de candidato e a disponibilidade de recursos para o recrutamento. Devem ser levados em consideração o tempo e o custo presentes em cada tipo de escolha do processo mais adequado.  

Recrutamento interno: Quando o objetivo da empresa é motivar o próprio colaborador com um plano de carreiras, criando um programa de oportunidade interna, por exemplo, (promoções, remanejamento e transferências). Tendo em vista que dentro da organização há profissionais que possuem os requisitos para a vaga em questão.

Este tipo de recrutamento é mais barato para empresa, pois não dispende gastos com anúncios e novos treinamentos, por exemplo; é mais rápido; mais seguro, pois o candidato já é conhecido pela empresa; é uma fonte de motivação e bom espirito competitivo ao colaborador. Porém existem desvantagens como o conflito de interesses e atitudes negativas daquele colaborador que não demonstra condições para aquela oportunidade; o colaborador promovido limita-se as politicas da empresa, não traz nada de novo, de progressivo.

Recrutamento externo: Arquivo de currículos enviados espontaneamente a empresa, indicações realizadas por funcionários e o recrutamento realizado por agencia de recrutamento (quando terceirizados).

Das vantagens deste tipo de recrutamento, podemos citar a inovação, pois quem vem de fora, pode garantir novas ideias e formas para o desenvolvimento da empresa; aproveitamento de treinamento e conhecimento realizado em outras empresas, porém este também pode ser o mais oneroso tipo de recrutamento, pois mão de obra qualificada, geralmente é mais cara, mais demorado.

  1. Faça um texto máximo 15 linhas respondendo a seguinte questão: Qual a importância do planejamento na ARH? Qual a essência em planejar a gestão de pessoas? A organização pode sofrer quais consequências com ausência de um planejamento? O planejamento na ARH é um modismo ou necessidade?

Entende-se como administração estratégica de recursos humanos, a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. (MARRAS, 2000, p. 253)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com