TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fusão entre Perdigão e Sadia

Por:   •  5/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 9

A fusão entre Perdigão e Sadia, criando a Brasil Foods (BRF) foi analisada no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que procura garantir que haja um nível mínimo de concorrência nos mercados, de forma a proteger os consumidores do eventual exercício do poder de monopólio por parte das empresas.

Fusão de Sadia e Perdigão cria gigante do setor de alimentos EXAME

1. Baseando-se no modelo de análise estrutural de indústrias (o conhecido modelo das cinco forças de Porter), analise a intensidade de cada uma das cinco forças de forma a verificar se a fusão entre as duas gigantes do ramo de alimentos efetivamente deixaria o consumidor em uma posição frágil de negociação e sujeito a ter que aceitar preços altos e outras imposições por parte da BRF.

Prepare análises para cada uma das indústrias a seguir:

Frios (ex: presunto, mortadela, salaminho)

Massas prontas congeladas

Pizzas

Sobremesas prontas

A entrada de novos concorrentes nas mais diversas linhas de produtos das marcas da BRF seria muito difícil porque a empresa fortalece seu domínio em toda a cadeia produtiva, dos produtores à distribuição o que reduz custos e aumenta a produtividade. Quando analisamos a diferenciação de produtos (conhecimento da marca e fidelidade), o know-how gerencial (competências, conhecimentos e informações acumulados), o acesso favorável a matérias-primas e o acesso a canais de distribuição, a BRF possui vantagem em todos estes itens em boa parte das linhas de produtos e marcas.

Com relação ao Poder de Barganha dos Fornecedores, este fica reduzido, pois os fornecedores podem ser pressionados a praticar preços menores já que a BRF compra grande parte dos seus produtos.

Grande parte dos produtos da BRF são vendidos diretamente ao consumidor e ele pouco terá como influenciar na dinâmica dos preços. A participação da empresa é alta em pelo menos 12 linhas de produtos. A grande concentração de mercado que a fusão proporciona altera também a dinâmica com as outras competidoras que já estão no mercado, como por exemplo a Seara e a Marfrig, que terão que se esforçar para competir com a BRF, que deve conseguir reduções de custo com a fusão.

Somado a esse cenário temos ainda os substitutos que podem começar a surgir cada vez mais como alternativa para o consumidor. A produção local pelos supermercados, padarias e restaurantes poderia concorrer com a BRF em alguns segmentos, como pizza e comida congelada, mas usaria a BRF como fornecedora de carnes e frios, por exemplo.

Se aplicarmos as cinco forças de Porter nas linhas de produto é possível exemplificar com mais clareza o impacto da fusão nas linhas de produto.

Frios

- Novos entrantes

Grande dificuldade de novos entrantes, devido ao market share com a fusão que dominam o mercado. A empresa detém produtos de qualidade, com logística eficiente e preços atrativos, podendo inclusive realizar contratos de exclusividade que dificultasse a chegada de novos entrantes.

- Fornecedores

Os fornecedores poderão ser altamente impactados, pois seriam pressionados a praticarem menores preços e melhorando as condições de fornecimento, pelo poder de negociação e barganha da BRF. Por outro lado, poderá ocorrer o aumento da quantidade de insumos adquiridos, tendo em vista a ampliação para mercado internacional, o que beneficiaria os fornecedores locais.

- Compradores

Os consumidores poderão sofrer aumentos de preço, todavia poderão ter produtos com mais qualidade.

- Substitutos

Grande dificuldade de substitutos, devido à alta qualidade dos frios da BRF e Perdigão.

- Competidores

Os competidores teriam grande dificuldade de brigar com o mercado da BRF, pois detém a demanda de maior nível de escala e volume de vendas.

Massas Prontas Congeladas

- Novos entrantes

Extrema dificuldade de novos entrantes, pois essa fusão contaria com 88% do mercado de massas. Salvo se fossem produtos com qualidade similar e preços baixos.

- Fornecedores

Devido à magnitude de produção que possui, a empresa movimenta grande parte da produção agrícola, criação de animais, indústria de máquinas e materiais diversos. Logo, possui um alto poder de negociação.

- Compradores

Como detém grande parte do mercado, a empresa poderá vender produtos a um custo baixo por sua diversificação de linhas de produtos.

- Substitutos

Massas caseiras seriam opções de substitutos que ganhariam uma parcela do mercado diante da textura e qualidade da massa caseira em comparação às massas industrializadas. Outro mercado crescente é o de massas sem glúten e elaborados de forma mais orgânica, atendendo um mercado diferenciado dos produtos industrializados.

- Competidores

Os competidores teriam grande dificuldade de competir com o mercado da BRF, pela sua ampla rede de distribuição, valores com baixo custo, localização geográfica e qualidade dos produtos e monopólio do mercado das massas.

Pizzas

- Novos entrantes

A entrada de novos competidores será muito difícil porque, com a fusão, a BRF terá 80% do mercado (com Sadia, Perdigão e Rezende) e já existem outras marcas competido pelos 20% que sobram.

- Fornecedores

Como a empresa terá uma forte influência sobre sua cadeia, é possível que ela pressione os seus fornecedores para que pratiquem preços mais baixos, já que agora irão comprar em volume para as três marcas. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com