TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO CORPORATIVA E TRIBUTÁRIA COMO INSTRUMENTO DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS EMPRESAS

Por:   •  27/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

                     MARCUS GOMES MARQUES OLIVEIRA

 A GESTÃO CORPORATIVA E TRIBUTÁRIA COMO INSTRUMENTO DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS EMPRESAS

                                       Uberlândia

                                                    2018[pic 3]

        MARCUS GOMES MARQUES OLIVEIRA

A GESTÃO CORPORATIVA E TRIBUTÁRIA COMO INSTRUMENTO DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS EMPRESAS

Artigo apresentado ao Curso de Especialização em Finanças, Auditoria e Controladoria da Faculdade Pitágoras, como

Requisito parcial para a obtenção do título de Especialista.

Orientador:

                                       

                                        Uberlândia

                                        2018                                             

Sumário

1- RESUMO        4

2- INTRODUÇÃO        5

3. O QUE É ADMINISTRAR?        5

4. O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        6

5. GERENCIAMENTO TRIBUTÁRIO X GOVERNANÇA CORPORATIVA        6

6. MECANISMOS UTILIZADOS PARA BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS        8

7. ELISÃO FISCAL        9

8. EVASÃO FISCAL        10

9- ELISÃO E EVASÃO FISCAL X PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        11

10- CONCLUSÃO        12

11- REFERENCIAL TEÓRICO        13

1- RESUMO

O presente projeto de pesquisa busca uma reflexão acerca da gestão corporativa eficaz, que tem como objetivo maior a geração de lucro, valor e riqueza para a empresa. Neste sentido o administrador deve buscar mecanismos e ferramentas que lhe auxiliem nessa jornada.

Apresentar os conceitos de Evasão Fiscal e Elisão Fiscal, avaliando como essas ações trazem benefícios às empesas e como possibilitam mudanças.

Como a gestão corporativa pode gerar valor e riqueza através destes meios, porém a escolha pode direcionar para um caminho fraudulento e ilícito, descumprindo as obrigações tributárias da empresa.

Mostrar que o planejamento tributário possa ser construído a partir da legalidade e os integrantes da empresa reflitam sobre as ações cotidianas rumo a um único bem, o cumprimento do dever corporativo para com a sociedade e governo.

Sendo assim, este projeto é relevante para entendermos que uma boa gestão corporativa deve utilizar o planejamento tributário para direcionar estrategicamente a empresa para redução de impostos e tributos ou obtenção de incentivos fiscais.

Palavras-chave: Administrar, Gestão corporativa, planejamento tributário, evasão fiscal; elisão fiscal; avaliar; obrigação tributária, fraude, sonegação, incentivo fiscal, legalidade.

2- INTRODUÇÃO

O mundo corporativo tem se desenvolvido de maneira célere, bastante motivada pelas políticas e legislações tributarias criadas pelos estados e governos.

A partir deste ponto, os administradores e executivos das organizações entram em cena buscando métodos e mecanismos para rentabilizar e crescer a curto prazo, reduzindo custos e maximizando resultados.        

Vamos discutir neste artigo:

  1. Quais os limites de atuação o administrador e/ou executivo da empresa tem para atuar na legalidade e nutrir a empresa com benefícios oriundos das legislações tributarias;
  2.  Refletir principalmente acerca de atos que serão classificados como evasão fiscal e elisão fiscal e a possibilidade de concluir sua legitimidade e licitude;
  3. Corroborar que sua pratica pode evitar a incidência tributária plena ou diminuir os tributos, porém podem ser feitos de maneiras legais ou ilegais, e se forem considerados como ilegais irão caracterizar omissão fraudulenta com o fim de reduzir ou retardar o pagamento de tributos;

Assim a instrumentação deste serve para mostrar   que a distinção entre evasão e elisão fiscal é uma linha muito tênue, porém exacerba se a conduta está na legalidade ou ilegalidade e este pode prejudicar de maneira sensível a empresa.

3. O QUE É ADMINISTRAR?

Segundo o dicionário, administrar é um verbo transitivo direto que significa gerir, governar ou dirigir algo próprio ou não.

Agora no mundo corporativo a administração é a arte de gerir uma empresa com o objetivo de mantê-la organizada e gerando divisas para sua manutenção, lucro e sobrevivência no mercado.

Sendo assim os gestores e administradores de empresas precisam estar atentos as várias maneiras de gerar lucro e estabilidade financeira, e algumas envolvem as questões fiscais.

4. O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

                        

Diversos são os motivos para realizar essa atividade. Um dos principais é o fato de que ela pode gerar ganhos e lucratividade para o negócio, além de reduzir custos e conquistar estabilidade e competitividade. Assim muitas empresas têm adotado essa prática, mas com certa dificuldade devido à complexidade da tributação brasileira.

Sempre que uma nova etapa financeira está começando, a empresa deve fazer um planejamento de todas as suas atividades, incluindo aquelas que são relacionadas ao pagamento de impostos e outros tributos. “A gestão tributária, portanto, pode ser conceituada como um método que objetiva encontrar meios contábeis e fiscais para reduzir o valor pago a título de tributos sobre cada operação ou produto. ” (BLB Brasil – Escola de Negócios)

Dessa forma, consideramos o planejamento tributário uma ferramenta extremamente eficaz para projetar as atividades econômicas da organização, encontrando meios válidos e lícitos para diminuir a soma de impostos e tributos pagos, sempre conforme as determinações da Lei, onde destacamos os seguintes benefícios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com