TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA INOVAÇÃO - INOVAÇÃO NO MERCADO LITERARIO

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

O mercado de literário

Desde os primórdios da civilização o ser humano busca por formas de passar o conhecimento para regiões distantes e até mesmo para gerações futuras. No decorrer desta busca, existiram muitas maneiras diferentes de se realizar isto e consequentemente um mercado se formou. Abaixo irei entrar em mais detalhes sobre algumas inovações que surgiram ao longo da história, antiga, deste mercado.

É dito que o surgimento da escrita aconteceu na era de bronze, por volta de 3000 a.c, nesta época o homem utilizava-se de ideogramas (como os hieróglifos egípcios) e outras formas de gravar suas palavras, normalmente gravadas em paredes ou utilizadas para fins econômicos e para a manutenção de sociedades, como por exemplo, passar ritos religiosos para gerações futurais.

Durante esta era de bronze surgiu o papiro, que eram utilizados para armazenar todos esses conhecimentos sobre a sociedade e economia e muitas vezes eram comercializados e armazenados em grandes bibliotecas, como a famosa biblioteca de Alexandria que adquiriu por uma enorme quantidade de papiros e era dita conter boa parte do conhecimento humano da época guardados em um só local. Estes rolos de papiro eram considerados artigos de luxo, pois armazenavam e transportavam conhecimentos pertencentes a elite da sociedade, e eram extremamente difíceis de serem produzidos e replicados.

Apesar da grande importância que os papiros tinham para a sociedade, eles eram extremamente frágeis ao transporte e principalmente ao tempo, com isso houve o surgimento dos livros. Os livros seguiam o mesmo modelo dos papiros, onde o conhecimento deveria ser escrito manualmente em paginas de papel, mas eles continham um enorme diferencial, sua durabilidade e capacidade de armazenamento.

Rolos de papiro precisavam ser desenrolados por um todo para conseguir ler todas as informações contidas no mesmo, por isso, seu tamanho era limitado e a ação continua de desenrolar e enrolar o papiro contribuía em muito para a destruição do mesmo. Os livros já não continham esta limitação de tamanho por serem paginas anexadas individualmente, que podem se lidas sem precisar “desenrolar o todo” além de serem protegidos por capas duras (de couro ou até mesmo metal).

Essas “melhorias” no segmento contribuíram e muito para a durabilidade do produto e na facilidade do uso e na obtenção de informações, pois era possível ir diretamente a na pagina desejada sem ter que “utilizar” as anteriores, como no caso do papiro. No entanto, mesmo com estas melhorias, este ainda era considerado um produto de luxo, pois a sua confecção deveria ser manual e, portanto, ser necessário muitas horas de trabalho para a confecção de um único exemplar.

Por volta de 1450, a Prensa foi criada e com isso uma revolução importantíssima aconteceu no segmento. A presa agilizou todo o processo de confecção dos livros, por eliminar a parte manual e conseguir padronizar o produto. Isso barateou muito o custo de produção dos livros e assim tornou-o muito mais acessível para a população geral, que buscou por esta forma de lazer e contribuiu para o surgimento de novos autores que movimentaram o mercado tornando-o não só uma fonte de conhecimento como uma fonte de lazer.

Na década de 90, com a popularização de computadores e da internet as formas de escrita físicas encontram sua primeira grande barreira no mercado, o mercado digital. Isto por que agora informações importantes, antes só encontradas em livros e papiros começaram a ser amplamente divulgadas por meios digitais, muitas vezes de maneira gratuita. Além disso a televisão, o radio e outras formas de lazer que começaram a fazer sucesso também impactaram fortemente no mercado literário, pois agora, as pessoas tinham outras maneiras de se distrair no seu tempo livre.

Aproveitando-se deste cenário, algumas empresas começaram a tentativa de migrar os livros para formatos digitais com uma nova tecnologia chamada ebook. Alguns dos grandes marcos do ebook são:

  • 1993, foi-se publicado o primeiro livro digital “Do Assassinato”;
  • 1995, a Amazon começou a explorar a venda de livros digitais pela internet;
  • 2000, Stephen King, renomado autor de suspense em nível mundial, lança seu primeiro livro em formato digital “Riding Bullet”, que só poderia ser lido em computadores;
  • 2007, Amazon lança o Kindle. Aparelho especializado para leitura de livros digitais que se conectava diretamente a loja online da Amazon, assim facilitando a aquisição de livros digitais e melhorando sua leitura;
  • 2008, lançamento da App Store e da Google Play, que possibilitava a aquisição de aplicativos para leitura de ebook no seu celular pessoal

Todas essas transformações inovadoras em um curto período de tempo, impactaram fortemente o mercado literário físico, chegando ao ponto de muitas livrarias e editoras famosas decretarem falência ou entrarem no processo de migração para vendas 100% online, devido à grande queda no número de vendas. Mesmo assim, muitas pessoas ainda são apegadas aos livros físicos e os preferem ao invés de suas versões digitais, mesmo tendo um custo um pouco mais alto, portanto, ainda existe mercado para este modelo, ele só deverá sofrer alterações para conseguir competir com os novos modelos que apareceram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (314.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com