TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: UM REPENSAR SOBRE AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  8/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Características

Uma expressão da chamada racionalidade substantiva pode ser encontrada nas organizações do terceiro setor, que são caracterizadas por serem sem fins-lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, voltadas para o atendimento das necessidades de organizações de base popular, complementando a ação do Estado. Suas atividades não são pautadas pelo lucro, mas sim por laços de solidariedade que permeiam o comportamento dos indivíduos em sociedade.

Anos 80 e 90

Estas organizações vêm ganhando muito espaço no mundo todo e no Brasil, principalmente a partir da década de 80, formando um espaço mobilizador de reflexão, de recursos e, principalmente, de ação. No cenário político dos anos 90, o terceiro setor aparece sob formas organizacionais diversas, com voz própria, articuladas horizontalmente com outras instituições que lutam por uma sociedade mais democrática, tendo como características a autonomia, a vocação e o compromisso político e relações de solidariedade com a sociedade.

“3 Setor”

A idéia de um terceiro setor recupera a imagem de que na esfera pública não está presente somente a dicotomia público-privado tradicionalmente aceito, onde de um lado, tem-se Estado, representando o público, e de outro, o mercado, representando o privado. Existe uma terceira figura, que é a sociedade civil.

Os três setores

Nesta idéia de terceiro setor tem implícita que as organizações que se encontram na sociedade podem ser divididas em três modelos de setores autônomos e interdependentes: primeiro setor (mercado), segundo setor (governamental) e terceiro setor (atividades sem fins lucrativos). Essa classificação, segundo COELHO (1998), é usada pela maioria dos autores americanos, o que tem uma certa lógica, pois consideram que o mercado foi o primeiro a se constituir na história. Mas também encontra-se alguns autores, como por exemplo BRANDÃO & SILVA (1998), que denominam o contrário: governo como primeiro e mercado como segundo.

O modelo dos três setores

AGENTES FINS SETOR

privados para privados = mercado

públicos para públicos = Estado

privados para públicos = terceiro setor

públicos para privados = corrupção

O primeiro setor é representado pelo mecanismo de mercado, geralmente é o maior setor em qualquer país e os interesses privados se sobressaem sobre qualquer interesse mais amplo ou público. A busca e obtenção do lucro são os principais objetivos.

O segundo setor, representado pelo Estado, tem o papel de estabelecer políticas públicas que atendam as reais necessidades da população. Se o Estado estiver agindo em busca de objetivos privados, e distantes do bem público poderá ser entendido como agente corruptor, distante dos interesses públicos.

O terceiro setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, porém não se caracterizam como governamental. Seriam àquelas atividades nem coercitivas nem voltadas para o lucro.

Várias denominações

Para caracterizar esse conjunto de organizações complexas e diversificadas que estão crescendo na sociedade, estão surgindo várias denominações, como organizações não-governamentais, economia solidária, organizações não-lucrativas, terceiro setor, movimento alternativo, organizações voluntárias etc., que são usados em contextos bastante diferentes e com vários significados, causando confusão sobre o tema ainda pouco conhecido. Esses termos se misturam, e são caracterizados por uma certa imprecisão terminológica, que apesar de serem freqüentemente utilizados para um mesmo objeto, podem significar coisas diferentes.

Organizações participantes

Engloba-se no setor todas organizações privadas, sem fins lucrativos que atuam em benefícios públicos e coletivos.O terceiro setor engloba todas aquelas instituições sem fins lucrativos que, a partir do âmbito privado, perseguem propósito de interesse público. O conjunto de organizações que pertence a este setor é muito diverso e complexo. Vão desde organizações filantrópicas tradicionais, organizações não-governamentais até iniciativas empresariais.

Caracterização

Uma caracterização comum a vários autores é marcada pela negação e pela oposição: “não-governamental” e “sem fins lucrativos”. A primeira negação - “não-governamental” - revela que não faz parte do aparato do Estado, e que, provavelmente, não deverão fazer. E a segunda - “sem fins lucrativos” - refere-se a organizações que embora arrecadem recursos essas organizações não são geridas segundo a lógica empresarial presente no mercado, que tem a busca incessante do lucro como um dos seus principais objetivos.

Falta de identidade definida

O terceiro setor ainda não tem uma identidade definida, o que dificulta ainda mais sua conceituação. Sem identidade não há como o setor consolidar sua ação. Ainda que isto corresponda à realidade, deve-se ressaltar que a “própria idéia de um terceiro setor está longe de ser clara na maioria dos contextos.

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: singularidades e características

O desafio do desenvolvimento de uma estrutura de gestão adequada às peculiaridades das organizações do terceiro setor tem sido destacada como uma das suas maiores dificuldades por diversos autores, tais como: SCORNAVACCA JR. et al. Na realidade existem poucos estudos sobre a gestão que levem em conta as particularidades das organizações do terceiro setor. Segundo ANDION (1998), os trabalhos existentes sobre a gestão destas organizações, na maioria das vezes, além de não considerar suas singularidades, descaracterizam as organizações estudadas, analisando-as através de uma abordagem funcionalista, baseada nos mesmos conceitos e instrumentos utilizados no estudo das organizações empresariais.

A tendência à profissionalização crescente das organizações do terceiro setor faz com que estas se ajustem às regras do sistema institucionalizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com