TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE ESTADO

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DA DISCIPLINA

1 Sobre o “Estado Necessário” é correto afirmar:

I – Frequentemente, podemos observar, é a implementação de algo mais alinhado com a Reforma Gerencial do que com a proposta do “Estado Necessário”.

II – As atividades correspondentes ao Planejamento Estratégico Governamental deverão, inclusive, buscar sua transformação no sentido do “Estado Necessário”.

III - O “Estado Necessário” é entendido como um Estado capaz não apenas de atender àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada.

IV - a configuração atual do Estado brasileiro – o “Estado Necessário” – é uma consequência da concentração de poder econômico e político vigente no País, que foi estabelecendo um tipo particular de relação Estado-

Sociedade.

A partir do disposto acima, assinale a alternativa correta:

  1. Somente I, III e IV estão corretas.
  2. Somente  II, III e IV estão corretas.
  3. Somente I, II, III estão corretas.
  4. Somente  III e IV estão corretas.
  5. Todas estão corretas.

2 Assinale as alternativas com “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso sobre as experiências de planejamento no Brasil. (0,4 ponto para cada afirmativa respondida corretamente)

F

O Plano de Metas (1956-1961) do governo de Juscelino Kubitschek, não foi bem-sucedido a julgar pelos resultados que obteve.

V

Sucessivos planos são formulados e implementados a partir de 1964 seguindo o estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador que caracterizou os governos militares.

V

A partir do governo Collor as iniciativas de planejamento no sentido estrito do termo passam a ser cada vez mais escassas.

F

Disponibilizar conhecimentos aos gestores públicos não colabora em nada e não permite que estes façam melhoria das políticas, ao aumento da eficácia da sua própria “máquina”, e à sua transformação numa direção coerente.

V

Governar num ambiente de democracia e participação e, ao mesmo tempo, com enormes desigualdades sociais, requer capacidades e habilidades extremamente complexas e difíceis de

conformar, sobretudo no âmbito de um Estado como o que herdamos.

3 Assinale as alternativas com “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso sobre Governança Organizacional. (0,4 ponto para cada afirmativa respondida corretamente)

V

Quanto à Governança empresarial, podemos afirmar que a sua utilização cotidiana tem se limitado a abordar o relacionamento entre o conselho de administração da empresa e os executivos.

V

Os governantes, incapazes de administrarem diretamente todos os órgãos do aparelho de estado, delegam essa tarefa a dirigentes que, como previsto pela teoria da agência, tem interesses próprios.

V

Como regra geral, o principal tem um uma relação de permanência com a organização, podendo suportar oscilações nos resultados e se planejar segundo horizontes de longo prazo, no caso de organizações públicas, ao menos pelo período equivalente ao mandato dos governantes. Os gestores, ao contrário, têm uma relação mais transitória com as organizações e como consequência uma perspectiva de curto prazo.

F

Na esfera pública os problemas de agência não são importantes para a governança das organizações.

V

a dificuldade na avaliação dos resultados e a mensuração dos esforços necessários para atingi-los são as principais limitações ao estabelecimento de sistemas de controle externo à governança em organizações públicas.

4 Assinale as alternativas com “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso sobre o Planejamento Estratégico Governamental (PEG). (0,4 ponto para cada afirmativa respondida corretamente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com