TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE FORNECEDORES

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.835 Palavras (24 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SUZANO

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

2020

GESTÃO DE FORNECEDORES

Empresa objeto de estudo: Florenza Moda Feminina

Lalleska Aparecida da Silva

lalleska-aparecida@hotmail.com

Patrícia SayuriNegoro

negoropaty@gmail.com

Professor-orientador:

Victor Peixoto

RESUMO: O presente estudo mostra como a gestão de fornecedores, quando aplicada de forma estratégica, fortalece a gestão da cadeia de suprimentos na medida em que possibilita a racionalização dos recursos envolvidos, o atendimento da necessidade do cliente e um olhar diferenciado sobre os processos envolvidos. Para tanto, são apresentados os conceitos de cadeia de suprimento e a forma de gestão de fornecedores nesse contexto. São descritos, em seguida, os processos envolvidos na gestão estratégica de fornecedores, bem como a contribuição de cada processo para o alcance dos objetivos propostos. O tema gestão de fornecedores é abordado a partir de uma visão estratégica de modo a permitir que a empresa sincronize as decisões de suprimento com as demandas dos clientes e à estratégia corporativa.

Palavras-chaves: Gestão de Fornecedores, Fornecedores, Clientes, Seleção.

ABSTRACT: This study shows how supplier management, when applied strategically, strengthens supply chain management to the extent that it makes it possible to rationalize the resources involved, meet the customer's needs and take a different look at the processes involved. For that, the concepts of supply chain and the form of supplier management are presented in this context. Then, the processes involved in the strategic management of suppliers are described, as well as the contribution of each process to achieve the proposed objectives. The theme of supplier management is approached from a strategic view in order to allow the company to synchronize supply decisions with customer demands and corporate strategy.

Keywords: Management of Suppliers, Suppliers, Customers, Selection.

        

Problemática

De acordo com Lucas Fernandes Araújo, empreendedor da empresa Florenza Moda Feminina, tem havido perdas de vendas e clientes, por haver dificuldade em achar fornecedores que forneçam materiais de boa qualidade e em quantidades suficientes, obedecendo as datas de entrega, para que a empresa tenha um bom estoque e consiga fidelizar os clientes, obtendo um bom desenvolvimento em vendas. Sendo assim, as autoras questionam: a gestão de fornecedores será uma ferramenta que resolverá a compra de materiais com qualidade, cumprimento de prazo de entrega estipulado no pedido de compra, manutenção de estoque e fidelização dos clientes por esses motivos?

Hipótese de solução

Presume-se que aplicando a Gestão de Fornecedores à empresa, objeto de estudo deste trabalho, cumpra-se o prazo de entrega e as quantidades combinadas no pedido de compra, além de ter o controle das mercadorias, bem como ocasionar a fidelização dos clientes.

Objetivo geral

Implementar Gestão de Fornecedores.

Objetivos específicos

- Contextualizar sobre a gestão de fornecedores e sua importância em uma empresa; - Apresentar pesquisa sobre a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management);

- Analisar as oportunidades que a gestão estratégica de fornecedores pode trazer à empresa;

 - Mostrar como o processo de gestão de fornecedores resulta na seleção de fornecedores, gestão de contratos, avaliação e desenvolvimento de fornecedores e parcerias, contribuindo para o desempenho das atividades operacionais e atendimento à demanda dos clientes.

Justificativas

Pessoal

Esse trabalho agregará conhecimento às autoras, pelo motivo que estarão entendendo melhor uma área da Administração que é de suma importância: a gestão de fornecedores e estoque. De acordo com as pesquisas a serem realizadas, as mesmas terão noção como a gestão de fornecedores e estoque, tem influência diretamente nas vendas, sendo assim, com esse trabalho as autoras terão condições de adquirir uma idéia mais abrangente de como deverá ser uma correta gestão nesse âmbito, e como pode impactar diretamente no relacionamento com os cliente, além de futuramente, utilizarem esse aprendizado em uma empresa.

Social

Com essa gestão em mente, bem como, sendo colocada em prática, trará mais organização à empresa, objeto deste estudo, pois com a escolha certeira dos fornecedores, acabará afetando positivamente junto aos clientes. O principal objetivo, é fazer com que o fluxo de finanças e fornecedores venham apresentar melhorias através dessa gestão.

Científica

O trabalho trará um enriquecimento aos autores dos artigos, dando ênfase aos seus conceitos, aprimorando artigos através de estudos e pesquisas.

Institucional

Primeiramente, o motivo de ser importante esse trabalho científico à biblioteca da instituição de ensino, Etec de Suzano, será em poder servir como inspiração para outros estudantes do Curso Técnico em Administração, bem como, de dar continuidade a esta pesquisa, aprofundando mais no tema em questão, além de auxiliar no conhecimento extra para os mesmos. Além disso, para aqueles que querem ter entendimento deste setor em especificada Administração e sua importância, esse é um ótimo trabalho para agregar aprendizado nos alunos.

Metodologia

O presente trabalho de conclusão de curso é embasado em sua fundamentação teórica com pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, a partir de fontes já publicadas em sites confiáveis, bem como livros, revistas, artigos publicados por autores renomados na área da Administração. Também foi efetuada entrevista com o proprietário da empresa em questão, sendo o objeto de estudo das autoras.

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo aplicar conceitos aprendidos no curso Técnico de Administração na empresa Florenza Moda, localizada em Suzano – SP, em relação aos entendimentos sobre a Logística e seus processos de fornecimento, além do bom convívio entre empresa e fornecedor. Através desse estudo de caso almejamos comprovar nossas respectivas hipóteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (329.3 Kb)   docx (365.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com