TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE INTELIGENCIA DE MERCADO ATIVIDADE

Por:   •  30/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

                                       PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Curso de Administração   –   Disciplina:  Controladoria

Métodos de Custeio

         Atividade  (Individual)    -   (Postar no Canvas Tarefas)  -  Valor: 4,0 pontos  -  Data de  entrega:  25/09/21

Aluno (a): Pedro Aguilar Lima_____________________________________________________________________

Esta atividade tem como  objetivos:

1 - Identificar as terminologias de custos.

2 – Diferenciar os Métodos de Custeio.

3 – Verificar as características, vantagens e desvantagens de cada método de custeio.

Orientações:

Para a realização da atividade sugiro o e-book:  Gestão de Custos e Preços da autora Mércia de Lima Pereira (2021), da Editora intersaberes, a partir da página 19.  Poderão ser utilizados outros livros ou e-books e também os constantes na bibliografia básica e  complementar do PIT ou Plano de Ensino.

1 – Para a autora Pereira (2021) explique o que significa controlar os custos?

Resposta: Controlar os custos, para a autora, significa monitorar cotidianamente, além de apura-los, os valores planejados em relação aos valores efetivamente incorridos, de modo a se analisar as causas de desvio e, com isso, promover ações corretivas que solucionem os erros operacionais.

2 – De acordo com Martins (2010), Bruni e Famá (2012) conceitue as seguintes terminologias de custos:

  • Gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda.

Resposta: Gasto: Toda e qualquer aquisição de bens ou serviços. Dessa nomenclatura decorre todas as outras; Desembolso: Pagamento a vista ou a prazo de bens ou serviços adquiridos; Investimento: Gastos ativado, ou seja, no momento de sua aquisição caracteriza-se como um bem, reconhecido no ativo patrimonial da empresa. Além disso, trata-se de um investimento porque pode gerar benefícios econômicos futuros; Custo: São gastos com bens e serviços necessários para a elaboração de outros bens ou serviços estritamente associados a atividade fim de uma empresa. Despesa: São gastos incorridos com a finalidade de gerar receita para a empresa. As despesas não se confundem com os custos, uma vez que não estão associadas a elaboração de bens e/ou serviços, mas sim interligadas aos gastos administrativos, aos esforços para aumento de vendas e aos gastos financeiros dispendidos por uma empresa; Perda: Corresponde a um consumo anormal de bens ou serviços, decorrente de eventos não previstos, não controláveis e/ou aleatórios em empresas.

3 - Para a produção de um produto ou serviço é necessário que sejam determinados os custos e que seja definido o método de alocação de custos (PEREIRA, 2021). Neste sentido, quais são os sistemas de custeio mais usuais no cenário nacional?

Resposta: Custeio variável, custeio por absorção e custeio ABC.

4 – Explique o Método de Custeio por Absorção e cite as suas principais características.

Resposta: O custeio por absorção é também chamado custeio integral. Isso porque ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Isso significa que o cálculo do custo de um produto vai considerar, além dos gastos diretos, como matéria-prima, todos os outros custos envolvidos para possibilitar a produção daquela mercadoria, como o aluguel do pavilhão onde se encontra a fábrica, por exemplo. Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com