TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESCOLARES

Por:   •  24/8/2021  •  Artigo  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] [pic 2]

Etec “DONA ESCOLÁSTICA ROSA”

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

MAYARA ALHESSA DOS SANTOS

MELISSA SUCUPIRA COSTA

VICTOR CALIXTRATO FERNANDES

GESTÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESCOLARES

SANTOS - SP

06/ 2021

MAYARA ALHESSA DOS SANTOS – 12

MELISSA SUCUPIRA COSTA – 19

VICTOR CALIXTRATO FERNANDES –

2G2

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec “Dona Escolástica Rosa”, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Auxiliar Técnico de Nível Médio Logística sob a orientação do(a)  professor(a) Emerson G. Pereira

 GESTÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESCOLARES

SANTOS - SP

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

03

1.1 Delimitação do Tema

xx

1.2 Problematização

xx

1.3 Hipóteses

xx

1.4 Justificativa

xx

1.5 Objetivo Geral

xx

1.6 Objetivos Específicos

xx

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (referenciada)

xx

3 METODOLOGIA

xx

4 CRONOGRAMA

xx

CONSIDERAÇÕES FINAIS

xx

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

xx

INTRODUÇÃO

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este trabalho visa demonstrar a importância de uma boa gestão dos materiais didáticos escolares, principalmente para a área de armazenagem e controle para a preservação dos livros e auxílio na educação dos alunos.

        1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

Atualmente há um grande desperdício de materiais didáticos devido ao mau uso do estoque e do armazenamento nas escolas, fazendo com que o ensino aos alunos seja prejudicado. 

Devido à pandemia, os alunos tiveram que estudar de forma remota e com isso as escolas precisaram se readaptar para poder atender a essa nova realidade e a falta de organização na armazenagem e do controle de devolução dos livros para repasse prejudicaram ainda mais os estudantes. 

Mediante a esta situação, é necessário pensar em formas para realizar uma melhor gestão que possa evitar a perda dos materiais didáticos escolares.

1.3 HIPÓTESES

Se houver uma gestão de materiais de qualidade no âmbito escolar, os alunos terão materiais didáticos adequados para estudo.

- Criar um sistema de controle da devolução dos materiais, lembrando ao máximo o aluno de fazê-la,

- Estudar e planejar o local, para que seja feita a melhor gestão de estoque possível, de acordo com as condições do espaço.

- Estabelecer um sistema integrado junto à coordenação, para que tenhamos a menor quantidade de sobra/falta de materiais, de acordo com a demanda de alunos.

 

1.4 JUSTIFICATIVA

A importância do presente estudo deve-se ao fato de ter sido observado que existem escolas que possuem problemas na armazenagem de seus materiais escolares. Os materiais estão sendo colocados em locais inapropriados e com o passar do tempo começam a deteriorar-se, não podendo ser utilizados pelos alunos.

Além disso, há uma ineficiência na devolução dos livros por parte dos alunos que acabam prejudicando o controle da chegada dos mesmos e o repasse para as próximas turmas.

1.5 OBJETIVO GERAL

Realizar uma melhor gestão nos materiais didáticos escolares para promover um melhor aproveitamento e evitar a degradação, assim podendo haver o repasse para as próximas turmas.

1.6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar quais são os métodos de controle de estoque que a escola possui;
  • Verificar os locais atuais que os livros didáticos estão sendo armazenados;
  • Determinar um local adequado para os materiais didáticos;
  • Realizar uma catalogação para os livros;
  • Determinar um método para garantir que os livros sejam devolvidos para repasse.

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para a realização do presente trabalho, foram utilizadas referências com base em obras da literatura voltadas para à administração de materiais, que foram úteis para o desenvolvimento e para os resultados do mesmo.

Segundo Francischini e Gurgel (2004), Administração de Materiais é a “atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente”.

As necessidades de materiais nem sempre são imediatas e quase nunca são constantes, A variação é tremenda, enquanto os materiais não são necessários ao processo produtivo, eles precisam ser armazenados. No momento oportuno em que são necessários, os materiais devem estar imediatamente disponíveis para a utilização no processo produtivo. O armazenamento de materiais funciona como um bolsão capaz de suprir as necessidades da produção. Por outro lado, o armazenamento de produtos acabados também funciona como um bolsão que supre às necessidades de vendas da empresa. (CHIAVENATO, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com