TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de um método de preparo de amostras para avaliação de matérias-primas de materiais escolares, dos autores José A. Garcia e Edenir R. Pereira-Filho

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUESTIONÁRIO SOBRE O ARTIGO:

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE PREPARO DE AMOSTRAS PARA AVALIAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS DE MATERIAIS ESCOLARES, DOS AUTORES JOSÉ A. GARCIA E EDENIR R. PEREIRA-FILHO

MARIA LUCIANA SILVA AZEVEDO

MATRÍCULA: 1261518

QUESTIONÁRIO

1. Conceitue a ideia a ser pesquisada?

Desenvolvimento de um método que seja capaz de preparar amostras para avaliação, neste caso, amostras para verificação da presença de elementos tóxicos em materiais escolares utilizados por crianças e produzidos em uma determinada fábrica.

2. Qual o problema proposto na pesquisa?

Uso de materiais escolares contaminados por elementos tóxicos.

3. Quais são os motivos da pesquisa?

As empresas fabricantes de materiais escolares devem seguir a diretiva 2009/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, na qual apresenta normas a serem seguidas com relação aos produtos que venham a ser exportados para países pertencentes a este bloco. Neste caso, faz-se necessário uma análise confiável dos níveis de elementos tóxicos presentes nos matérias escolares que serão usados por crianças, já que a ingestão dos mesmos pode causar greves consequências. Por esse motivo foi produzido o artigo com desenvolvimento do método de extração das amostras por micro-ondas com cavidade, e apresentando os níveis de elementos tóxicos em cada amostra observada.

4. Defina se é uma pesquisa: Descritiva ou explicativa? Por quê?

Explicativa. Pois aprofunda o conhecimento a respeito da presença de elementos tóxicos em matérias escolares fundamentando-se no método experimental.

5. Quais as amostras analisadas e por quê?

As amostras analisadas foram: masterbatch, polímero, pigmento, caulim, massa de modelar, papel, tinta acrílica e tecido. Foram selecionadas de modo a reproduzir a rotina de preparação de amostras pelo controle de qualidade da empresa e dessa forma propor grupos para aumentar a frequência analítica do labo¬ratório de rotina.

6. Quais os instrumentos de medidas usados na pesquisa?

Para as análises laboratoriais utilizou-se um sistema de aceleração de reação por radiação micro-ondas com cavidade modelo MARS (CEM, Estados Unidos da América). Os frascos utilizados foram o MARSXpress, também fabricado pela CEM, sendo os mesmos confeccionados em PTFE (Politetrafluoretileno). No decorrer dos estudos e para efetuar uma com¬paração dos resultados foram utilizados os frascos XP1500 (CEM) de alta pressão e que permitem o monitoramento da pressão e da tem¬peratura em um dos frascos (frasco piloto).

7. Foram utilizados, testes estatísticos? Quais e por quê?

Foi utilizado a quimiometria (PCA, planejamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com