TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.264 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANIÉRICA SILVEIRA DE ABUQUERQUE

CARLOS ANTONIO ACIOLI GALVÃO JUNIOR

DJAIR JOSÉ DA SILVA

EDILBERTO FRANÇA DE ASSUNÇÃO

FLÁVIO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

WILLIAMIS JOSÉ DA SILVA

GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

[pic 3]

Palmares,

2013

ANIÉRICA SILVEIRA DE ABUQUERQUE

CARLOS ANTONIO ACIOLI GALVÃO JUNIOR

DJAIR JOSÉ DA SILVA

EDILBERTO FRANÇA DE ASSUNÇÃO

FLÁVIO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

WILLIAMIS JOSÉ DA SILVA

GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Gestão de Projetos, Administração de Materiais, Negociação, Responsabilidade Social e Ambiental, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Mercado de Capitais] Orientado pelos professores Rinaldo Lima, Luiz antônio Gabriel, Lissandro Falkowiski, Sergio Goes, Luis Claudio Perini e Karen Hiramatsu.                                                                                  

Palmares,

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        

2.        SEGUNDO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS        

3.        TERCEIRO DESAFIO: NEGOCIAÇÃO        

4.        QUARTO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS        

5.        QUINTO DESAFIO: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS        

6.        SEXTO DESAFIO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará a temática do processo de planejamento organizacional no que tange a gestão de operações e projetos  da empresa Totósinho; que atua no segmento de doces e salgados para festas, e estuda a possibilidade de crescimento futuro e criação de franquias.

 Mostrará sua forma de estruturação de projeto de marketing e empreendedorismo, e o gerenciamento no processo de expansão financeira; ressaltando seus objetivos e metas em relação às suas finanças e as expectativos do mercado atual. E através de conceitos das áreas do conhecimento da administração de empresas como: gestão de projetos, plano de negócios e empreendedorismo, mercado de capitais, negociação, administração de materiais e responsabilidade social de ambiental; buscará estratégias de negócios enbasadas, para estimativas de curto e longo prazo de investimentos na empresa e crescimento das operações.

Portanto, com base nesse estudo, evidenciamos a relevância de conhecer e utilizarmos essas ferramentes de planejamento, de estratégias e financeiras de maneira prática, para o alcance dos objetivos e metas (sucesso) de  qualquer organização na atualidade.

  1. PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Na atual administração de negócios devemos está conscientes da importância e necessidade do planejamento de marketing na ora de empreender. Apenas ter a grande ideia que ninguém pensou e colocá-la em pratica não é o suficiente para o sucesso e crescimento do novo empreendimento. Os autores Scaramuzza e Nádia Brunetta (2009, p.40), afirmam:

Geralmente, as oportunidades são únicas, por isso, temos enfatizado o seu reconhecimento para desenvolver o produto, conquistar mercados, estabelecer parcerias, identificar e se diferenciar dos concorrentes e identificar o seu público alvo. Afinal, uma ideia solitária não possui valor, pois ideias surgem diariamente, o essencial é desenvolvê-las para construção de um negócio de sucesso.

Diante do exposto, vê-se a complexidade ao ato de empreender e colocar as ideias em prática. Por isso, o conhecimento da área de atuação torna-se fator importantíssimo. Pois, os mercados são diversificados compostos de ameaças e constante mudança de tendências sociais da atual geração consumista, que exigem do empreendedor, além do espírito inovador, informações consistentes e conhecimentos científicos balizados na gestão de processos administrativos voltados para projetos e estratégias de marketing para que seu negócio tenha sucesso. Scaramuzza e Nádia Brunetta (2009, p.41), corroboram:

A informação é uma grande fonte de novas ideias, pois quanto mais informação recebe, mais o empreendedor aprofunda sua ideia para o desenvolvimento do seu produto, busca novas respostas aos seus questionamentos (muitas vezes procurando mais de uma fonte de dados para ter plena convicção de que sua ideia pode ou não se aplicada.)

Nessas informações podem-se destacar as análises de mercado que compõe as oportunidades do novo negócio em relação às ameaças existente no ambiente compondo assim, a primeira parte do planejamento de marketing. De acordo com (Dornelas, 2008 apud Scaramuzza e Nádia Brunetta, 2009, p. 41) algumas análises são necessárias para avaliar as oportunidades do empreendimento antes de agregar valor a ideia, recursos financeiros e tempo. Esses aspectos de análise são: “mercado potencial, análise econômica, vantagens competitivas, equipe gerencial e os critérios pessoais”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com