TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Por:   •  6/1/2019  •  Resenha  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

NPG0038

Cervejaria Corona - Questionário

Alunos:

JOHN FARLEI DE SOUZA CARVALHO

MAYANA BIANCO BUSSINGER DA COSTA

MAYARA RUDRIGUES PEREIRA

PAOLA HILARIO GOMES BEZERRA

PATRICIA MARINS CORRÊA

WALACE NASCIMENTO DA SILVA MENDONÇA

WALMIR BRITO DO NASCIMENTO

Grupo 1

  1. Com relação à natureza do que é produzido pela Corona: é um bem ou serviço? Descreva a tangibilidade, inseparabilidade, padronização e perecibilidade e quais são os insumos utilizados na transformação?

A corona produz um bem tangível, pois pode ser tocado e apreciado pelo consumidor final;

Existe a separabilidade do produto, pois a produção ocorre em um momento e só depois de pronto é que estará disponível para o consumo dos clientes;

Invariabilidade: possui um padrão a ser seguido na sua produção, o que diminui ou anula as variações que podem sofrer;

Imperecibilidade – Apesar de possuir prazo de validade, a cerveja pode ser estocada por um determinado tempo.

Os insumos utilizados na produção da cerveja são: Cevada, agua, lúpulo e levedura.

  1. Com relação às estratégias de operações, quais são os principais requisitos da operação da Corona (custos, qualidade, entrega, flexibilidade e serviços)? Justifique a sua reposta.

A disposição da fabrica para garantir a linha de produção de forma correta e mais eficiente garante o grande fluxo de serviço com diminuição dos custos de produção. Produzindo a própria garrafa em um ambiente próprio e controlado, com a mínima intervenção humana na produção garante a padronização e a rapidez na entrega das metas de garrafas e a continuidade dos processos na fabrica principal de cerveja.

A qualidade é um dos fatores mais importantes dentro da fabrica, desde a impressão de cerâmica dos rótulos das garrafas até a conservação da matriz de levedura original, garantindo o mesmo sabor e qualidade em todas as garrafas produzidas. Cientistas garantem a qualidade dos grãos de cevada para garantir que estejam de acordo com o nível de exigência da fabrica.

A fábrica mantem um pátio de distribuição em tamanho suficiente para garantir a entrada e saída de uma quantidade superior a 20 milhões de garrafas por dia, garantindo a distribuição tanto por caminhões, trem e contêineres para distribuição internacional.

  1. Com relação ao arranjo físico da produção, o que você observou no vídeo?

A fábrica foi projetada para uma linha de produção continua, onde cada etapa é sequencia da outra, seja no processo quanto nas disposições da fabrica.

A entrada dos grãos de cevada na casa do malte garante o inicio imediato da produção do malte, a automação no transporte do malte para a casa de brasagem garante agilidade e a continuidade do processo. Os tanques de fermentação posicionados ao lado da casa de brasagem é uma facilidade no processo, diminuindo o transporte do material a longos percursos. O mesmo ocorre com a linha de engarrafamento e deposito, com disposição a garantir que após o engarrafamento não é necessário o um grande deslocamento do produto até a distribuição do produto fabricado.

  1. Você identificou alguma automação na fábrica da Corona? Quais?

A fábrica é praticamente toda automatizada. Coletores de grãos são utilizados para garantir a qualidade dos grãos. O sistema de descarregamento garante que cada grão é entregue e todos sejam utilizados. Filtros são utilizados para distribuição e armazenamento dos grãos em silos específicos, com a funcionalidade de armazenamentos dos mesmos para épocas em que não ocorrem colheitas. As “banheiras” de hidratação da cevada garante a hidratação dos grãos. Os tanques de germinação possuem ambiente controlado e equipamentos que garante que todos os grãos tenha a mesma exposição ao calor e umidade pelo mesmo tempo. Fornos gigantes são utilizados para interromper o processo de germinação e secagem dos grãos. Ventiladores garantem a secagem correta dos grãos.  A transferência do malte para os tubos de brasagem são feitos por esteiras automáticas. Os tanques de mosto e transporte de malte são totalmente controlados por computador, garantindo a conformidade dos produtos. Os tanques de filtragem enviam o mostro automaticamente para os tanques de fervuras através de tubos interligados. O mostro então é bombeado para tanques de filtragem que separam as impurezas, após isso passa por trocadores de calor para resfriar o liquido e assim poder ser adicionado à levedura.

A maquina de enchimento garante o carregamento, envasamento, tapagem e embalagem das garrafas produzidas.

A fabricação das garrafas também é quase todo automatizado. Desde o derretimento da mistura até o processo de impressão dos rótulos, não a intervenção humana, exceto para a verificação da qualidade das garrafas, que mesmo assim também passa por uma verificação automatizada.

Em comparação a fábrica de Zacatecas, a fábrica de Piedras Negras é totalmente automatizada, não tendo intervenção humana na fabricação da cerveja.

  1. Descreva a armazenagem e distribuição da Corona?

Após a produção é colocado nas embalagens e levado para o Depósito de distribuição. O armazenamento é feito no galpão com ajuda de empilhadeiras, mantendo tanto a entrada da nova produção quanto a saída da produção do dia anterior. Estas empilhadeiras garante a distribuição da produção através de trens, caminhões e contêineres, garantindo tanto o abastecimento interno quanto a exportação dos produtos para todos os continentes. Após o condicionamento da carga nos meios de transporte, almofadas de ar são introduzidas entre os pallets para garantir que o produto chegue com segurança ao seu destino. Para cargas que são transportadas para outros países ainda é levado em consideração os fatores climáticos e de transportes, por exemplo, para a Rússia são instalados cobertores térmicos nas épocas mais frias para garantir o não congelamento da bebida e para a África central a climatização é utilizada, pois o calor intenso poderia estragar a bebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com