TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR PAULO GARRIDO

GESTÃO DE PROJETOS

Amanda dos Passos Rafael, Ândria Padilha e Rayane Brito

FLORIANÓPOLIS,

25 DE ABRIL DE 2017.

  1. GESTÃO DE PROJETOS

Gestão de projetos é um ramo da administração que estuda métodos e estratégias de uma dinâmica para a realização de um trabalho específico, buscando o melhor aproveitamento possível em conjunto que beneficie os agentes envolvidos. Desse modo, o gerenciamento de projetos se torna o recurso eficiente para realizar mudanças e inovações na operação, visa um futuro que impõe a capacidade de conceber, planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades orientadas para realização do projeto.

O projeto se sustenta por foco, flexibilidade e controle adequados a fim de obter resultados com limitações de recursos e prazos, portanto compete um princípio e um fim bem definido por meio de situações complexas e incertezas, decorrem de problemas e necessidades, também é importante que seja único e exclusivo.

Um projeto é um empreendimento: “...temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que todo projeto tem um início e fim. Único significa que o produto tem características exclusivas” (PMBOK, Duncan, 1996).

Um gerenciador de projetos deve dominar alguns aspectos comportamentais, tais como: liderança, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, entre outros e atender às metas do projeto. O gestor se organiza por meio de uma matriz de responsabilidades e uma programação detalhada para cada momento das atividades. Compete a ele também o monitoramento e desenvolvimento da equipe, incluindo nesse caso também as motivações, que interferem diretamente o projeto como um todo. Impele desde a identificação e pesquisa do mercado/consumidor à assimilação do produto ou serviço.

A gestão de projetos se baseia em um processo iniciado com a criação de uma declaração de escopo, ou seja, aquilo que define o trabalho que precisa ser feito, com os principais produtos e/ou serviços a serem entregues, adequando-se a uma organização de projeto. A partir desse ponto, é montada a rede de atividades do projeto, onde são alocados os recursos para finalizar a montagem e estruturação do projeto, assim como outros elementos agregados a ele. Ter o controle do projeto significa estar dentro de um prazo e orçamento de acordo com as especificações.

A conduta da gestão varia de acordo com cada projeto, deve ser flexível de acordo com cada ambiente de gestão e adaptativo para concluir sua finalidade com sucesso, podendo haver por exemplo um corte de orçamento que leve o gestor a adequar o projeto, sem prejudicar seu objetivo final.

Há quatro dimensões de um projeto: a inovação, representa a incerteza da meta do projeto e/ou a incerteza no mercado; a tecnologia que representa a incerteza tecnológica; a complexidade da tarefa e da organização e pôr fim a ritmo que compete a urgência do projeto.

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

O gerenciamento de projetos é um campo crescente cada vez mais utilizado por empresas de todos os tamanhos. Como empresários e executivos da empresa lidam com as responsabilidades diárias de gestão de uma organização, é importante o uso de especialistas dedicados para supervisionar projetos desde a concepção até a conclusão. Mas, porque a gestão de projetos é tão importante?

Cada projeto é diferente, mas todos compartilham suas origens em uma ideia do que pode ser feito, e um potencial para um bom resultado se essa ideia é guiada em realidade. A gestão de projetos fornece uma estrutura para ajudar a alcançar os objetivos.
Enquanto um negócio é uma operação contínua e permanente, um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de produzir um único produto, serviço ou processo. Os gestores de projetos têm conhecimentos e experiência na criação de planos para entregar esses itens. Além disso, eles integram recursos em todos os departamentos de uma empresa e utilizam as habilidades de comunicação, planejamento e orçamento para prevenir e resolver problemas durante a execução de um projeto.

  1. PROBLEMÁTICA

Os projetos são vetores de mudanças, trazem vantagens competitivas para as empresas e apesar da importância dos projetos, a maioria não cumpre suas metas, seja de prazo, custos e especificações que estejam de acordo com o negócio específico.

Pesquisas indicam que somente 28% dos projetos de tecnologia da informação têm sucesso, que projetos de construção e reforma têm atrasos médios de 103% e que somente um em quatro produtos desenvolvidos se torna um sucesso comercial (CHAOS REPORT, 1995; MARQUES JUNIOR., 2000; SHENHAR; DVIR, 2007). Os projetos são influenciados pelas dinâmicas do ambiente, da tecnologia e dos mercados a disposição, outro ponto é a complexibilidade e incerteza de cada projeto.

As causas para o não cumprimento de metas nos projetos tem relação também com a falta de definição do que seja um “sucesso”, além de falta de interesse em apoiar o projeto e desalinhamento dos gestores. Historicamente, a falta de sucesso tem relação a foco e uso incorreto de ferramentas de planejamento e controle, até que o desenvolvimento tecnológico mudou um pouco esse aspecto obsoleto por meio de softwares no início da década de 1980, que com o passar dos anos e ciclos tecnológicos, foi possível uma sofisticação cada vez maior e os preços tornaram-se gradativamente acessíveis. Assim, se os problemas entre o gerenciador e sua equipe fossem corrigidos, o uso desses recursos seria muito eficiente.

Contudo, um estudo baseado em empresas brasileiras mostrou que poucas têm formalizado e desenvolvido um modelo de gerenciamento do processo de inovação e de projetos (RABECHINI Jr. et al., 1996).

Implementar um projeto de forma eficiente não é fácil, seja projetos pequenos e simples, ou projetos imensos. Há disputas de poder, pressão, dificuldades de entrosamento entre pessoas e equipes, os fatores humanos afetam muito o processo de desenvolvimento da gestão. Uma gestão de projetos compele três C’s, a comunicação seja presencial ou por e-mail e sites da internet, cooperação, se oferecer a colaborar quando necessário e coordenação de equipes, que deve ser vista como um valioso recurso de harmonização de esforços e não apenas como uma ação que recai exclusivamente naquele que tem a função de coordenador do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com