TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO[pic 1]

A logística do transporte internacional é fundamental para o sucesso nas operações de importação ou exportação. Dentro dos diversos elementos da logística, a definição da modalidade e via de transporte é um dos pontos básicos.

Para a correta escolha, deverão ser observados critérios como: urgência da entrega, custos de transporte, localização geográfica do exportador e importador, segurança, etc. Quanto melhor a infraestrutura de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias de um país, mais facilmente ele comercializará seus produtos no mercado globalizado. Estruturas deficientes trazem aumento de custos, perdas de produção, atrasos na entrega e não raras vezes, inviabilizam as operações de compra e venda internacional.

Objetivo do trabalho é criar uma empresa e projetar um produto para ser exportado. Em termos gerais, uma importação de bens consiste na introdução num determinado país de uma mercadoria proveniente de um país terceiro.

 


DESENVOLVIMENTO

O grupo teve a tarefa de fazer uma visita a uma empresa, selecionada pelos integrantes do trabalho, levantando informações sobre a mesma.

A empresa escolhida foi a Fábrica de Pios Maurílio Coelho, a única da América Latina especializada na fabricação de pios artesanais, foi fundada em 1903 por Maurílio Coelho, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Os pios são instrumentos de sopro confeccionados em madeiras especiais, usados para reproduzir som de aves no intuito de atraí-las. Na visita à fábrica tivemos o prazer de conversar Fábio e Gustavo Coelho – bisnetos de Maurílio Coelho, que nos contaram um pouco da história da Fábrica de Pios.

Através de contatos anteriores com índios, caçadores e mateiros ficou conhecendo alguns tipos de pios, daí surgiu à ideia de montar um pequeno torno para iniciar seus experimentos. Realizou exaustivos testes e pesquisas, visitando as matas de diversas regiões do Brasil. O interesse pelo produto foi aumentando e tornou-se necessário ensinar a difícil tarefa aos filhos. Hoje existe uma conscientização das pessoas de que cada um tem sua cota de responsabilidade na preservação do meio ambiente. Um trabalho duro, cheio de dificuldades, mantido pela tradição, pela cultura artesanal, pela vontade de fazer com que a comunidade, o capixaba, o brasileiro, tenha conhecimento deste patrimônio. São mais de 40 tipos de pios que reproduzem com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. Ao longo dos anos, a fábrica vem se reinventando e os pios (antes utilizados apenas para a caça) têm outras funções e aplicações que vão, desde a preservação, educação ambiental e até aplicações na música. Desde 1972, são exportados para diversos países, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Dinamarca, Coreia, entre outros.

DESAFIO DE GESTÃO DE PROJETOS

A partir da visita realizada, na empresa selecionada pelo grupo em nossa cidade, escolhemos um dos casos de possível projeto a ser executado. Conseguindo aplicar em projeto fictício, para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Ao efetuarmos a visita na empresa, levamos os atributos e necessidades que o PMBoK sugere na aplicação do planejamento das atividades de gestão da comunicação e da gestão de riscos. Assim, com a descrição do trabalho aplicaremos diretamente com os termos próximos da realidade e praticados nas empresas.

Plano de Comunicação e Riscos – Produção Textual

Como plano de comunicação é uma das ferramentas-base para o trabalho, à comunicação estabelece qual o caminho que a comunicação organizacional irá percorrer, por meio de análises e estudos sobre a empresa, e pesquisas sobre o mercado e as tendências.

O planejamento é realizado para suprir as necessidades da empresa perante o público de interesse. Ele também é essencial para reforçar suas ações positivas, preocupando-se com qual mensagem será transmitida e como.

Elaborar um plano de comunicação é importante incluir os objetivos, o que se pretende atingir com tal comunicação; a mensagem o quê e como se pretende divulgar; o público: quem se pretende atingir com a mensagem (colaboradores, clientes, fornecedores, imprensa etc.); a estratégia: quais serão as ferramentas de comunicação eficazes para transmitir a mensagem e qual deverá ser o momento para isto; e a Avaliação: de que forma a mensagem foi recebida pelo público, se o alvo atingido foi o definido.

O plano de gerenciamento dos riscos descreve como o gerenciamento de riscos será executado, monitorado e controlado. É um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto. Deve conter:

Metodologia;

Funções e responsabilidades;

Orçamentação;

Tempos;

Categorias de risco;

Definições de probabilidade e impacto de riscos;

Matriz de probabilidade e impacto;

Revisão das tolerâncias das partes interessadas;

Formatos de relatórios;

Forma de acompanhamento.

Além destes itens, é importante criar e incluir um cronograma das ações estabelecidas para, desta forma, conseguir cumprir os prazos. Em alguns casos, é necessário acrescentar neste plano de comunicação o orçamento, que estabelece os custos para cada ação.

DESAFIO EMPREENDEDORISMO

A proposta dessa atividade é fazer um levantamento a respeito da empresa utilizando a SWOT e depois criar um novo serviço para a mesma, afim que essa se diferencie no mercado atual, para isso você deve utilizar a estrutura do plano de negócio.

A análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

● Objetivos

a) Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

● Vantagens/Oportunidades

Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.

A análise SWOT também é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Essa ferramenta é geralmente aplicada durante o planejamento estratégico, promovendo uma análise do cenário interno e externo, com o objetivo de compilar tudo em uma matriz e assim facilitar a visualização das características que fazem parte da sigla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (307.3 Kb)   docx (863.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com