TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Atualmente, o tema gestão de projetos têm ganhado destaque no mundo dos negócios devido à acirrada concorrência e crescente competitividade, o que faz com que as empresas tenham que responder mais rápida e eficientemente aos estímulos externos. Neste cenário, inúmeras ferramentas, metodologias e até entidades organizacionais vêm sendo desenvolvidas com o intuído de garantir que os projetos atinjam os resultados esperados.

Apresentação da empresa

A Usina Santana Comércio e Indústria LTDA, é uma empresa de médio porte que atua no Município de Jaguaruana, a mais de 40 anos. Enquanto empresa familiar, a mesma não tem a cultura de trabalhar projetos, embora haja uma preocupação por parte do gerente em modernizar e se adequar as políticas do mercado capitalista.

Embora sentindo a necessidade de se realizar intervenções por meio de projetos na empresa, claramente se percebe a resistência em se aplicar um projeto de acordo com os passos que deverão ser seguidos, fato que se justifica pela herança paternalista dos empreendimentos da família, através da referida empresa.

É uma empresa que em seus processos de produção conta com o Setor de TULHAS, no que recebe o algodão natura que vem ensacado. O mesmo é retirado dos sacos (processo manual), espalhado nas tulhas e levado por sucção através de mangueiras para o setor de algodoeira, ou seja, o processo mecânico. No setor de ALGODOEIRA, é recebe o algodão das Tulhas onde são separadas as plumas dos caroços e realizado a limpeza do algodão que é prensado e transformado em fardos pluma de aproximadamente de 200 kg.

No setor de FIAÇÃO, os fardos de pluma vindos da Algodoeira vão para o processo automatizado com o Bendomat que rasga e alimenta as máquinas Condensadora LVS, que retira o pó, a Maxflu, que retira cascas e caroços da pluma, a Aeromix, que mistura as plumas, a Condensadora que faz limpeza e retirada de resíduo, a CL-C3 – responsável pela terceira etapa de limpeza e retirada de resíduo e a DX , que faz quarta etapa de limpeza e retirada de resíduo. Daí, as CARDAS, recebem a pluma limpa e transforma em véu de noiva (manta fina de algodão), onde a mesma e transformada em pavio e colocada em latas. No PASSADOR é feito o processo de reunir, estirar e transformar os seis pavios em um único pavio com fibras, este novo pavio é passado para latas menores. Em seguida o AUTOCORO (OPEN END), recebe as fitas enlatadas dos Passadores que são abertas, estiradas e torcidas para fiar e logo depois colocadas em bobinas para pronta entrega.

No setor de TECELAGEM se recebe os fios da Fiação e abastece as gaiolas da Urdideira que são passados para os Teares a fim de serem confeccionados os sacos de 1.60m X 3.60m para enfardamento de algodão solto e por fim, o setor de MALHARIA recebe fios da Fiação que são colocados nos Teares Circulares para confecção de sacos para vestir os fardos de plumas.

A Empresa conta com um total de 60 operários, distribuídos dentre as funções de porteiro, vigia, agentes ambientais, telefonista, auxiliar de escritório, contador, chefe de setor pessoal, copeira, técnico em segurança no trabalho, motorista, auxiliar de almoxarifado, capatazia, operador de algodoeira, operador de prensa, operador de abertura, operador de cardas, operador de passador, operador de auto coro, contra mestre, operador de urdideira, tecelão, operador de espuladeira, auxiliar de produção, operador de teares circulares, mecânico de manutenção de máquinas têxteis, mecânico de manutenção, auxiliar de mecânico, torneiro mecânico, soldador e eletricista.

No mercado local a empresa tem grande destaque por conta de absorver um número expressivo de trabalhadores residentes no município de Jaguaruana, bem como homens e mulheres que residem na periferia da zona urbana e zona rural do citado município.

A empresa Usina Santana Comércio e Indústria Ltda, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica nº 07.420.599/0001-61; CNAE: 1311-1 e C.G.F: 06.004.818-2, está situada na Av. Dr. Antônio da Rocha Freitas, 1690, na cidade de Jaguaruana, no estado do Ceará e funciona da seguinte forma: Turno (A), de 06:00 às 14:00 horas; Turno (B), de 14:00 às 22:00 horas; Turno (C), de 22:00 às 06:00 horas, além do Turno Comercial que funciona de 07:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

Para tanto, a referida indústria apresenta grau de complexidade em sua estrutura de intervenção já que funciona com diferentes setores de serviços e uma equipe diversificada, atuando em turnos distintos, fato que evidencia o grau de dificuldade para se trabalhar Projetos.

Definição de gestão de projetos

Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes. Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e gerência de aquisições de projetos). Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).

Avaliação das oportunidades

Levando em consideração o funcionamento de cinco setores no processo de produção da empresa, sendo que os referidos setores se encontram interligados, fica claro que se faz necessário o bom funcionamento de todos os setores, ou seja, operem com a mesma precisão para que não comprometa o processo de produção.

Quanto à equipe de prevenção e segurança dentro da empresa é notória a contribuição positiva, não apenas no que se refere à segurança e prevenção de acidentes no trabalho, mas na politização dos profissionais para a responsabilidade do uso devido dos equipamentos de proteção individual e coletivo.

No que se refere a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com