TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.111 Palavras (25 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 25

O The Vintage iniciou seus trabalhos em 10 de fevereiro de 2016, inicialmente exercendo suas atividades como hamburgueria, com diferencial de ter música ao vivo. O conceito inicial era ser uma casa com decorações antigas e com música voltada ao rock. A empresa foi se tornando conhecida e começou a ter grande procura de público, foi adaptando seu estilo e hoje se tornou uma casa noturna. Hoje a casa abre de terça a domingo, das 20h às 3h, sempre com bandas e Djs, variando seu estilo musical entre: samba sertanejo, eletrônico, funk e pop rock. A casa tem em média de 20 colaboradores de carteira assinada e trabalha com equipe de segurança terceirizada e com funcionários freelancer nos dias de mais movimento, girando em torno de 40 funcionários em media por noite. Empresa está localizada na Rua Koesa, 242, Kobrasol, São José-SC.

A casa tem capacidade para receber 380 pessoas, e trabalha praticamente de terça a domingo com a casa cheia. Hoje é considerado um dos melhores lugares na grande Florianópolis para se curtir a noite.

Sua missão é proporcionar momentos de diversão para seus clientes, unindo pratos deliciosos, drinques diferenciados e muita música de qualidade.

A visão da empresa é continuar fidelizando público, e expandir o modelo de negócio para outras cidades.

Os valores são atender cada cliente de maneira especial, prezando sempre pela satisfação.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

A importância dos Recursos Humanos em uma empresa se dá através da contratação das pessoas adequadas às necessidades da empresa, a fim de que não se tenha muita rotatividade de funcionários, bem como não se deixe de ministrar treinamentos para um melhor desempenho do funcionário.

Conforme Gary Dessler (1942, p 2), Recursos Humanos são práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento, contratação, treinamento, remuneração, oferecendo um ambiente bom e seguro de trabalho.

“Podemos dizer também que são processos de decisões que levam para objetivos com prazos pré-estabelecidos e com a finalidade de analisar a forma de trabalho e talentos do ser humano para os objetivos da empresa.” (Gary Desler, 1942).

Já Morales (2002, p. 11) destaca Recursos Humanos, como sendo um “conjunto de ações que visam à criação e manutenção de motivação do grupo.” Podendo ser visto como, um setor com ligações em todos os departamentos de uma empresa, tem a responsabilidade de encaminhar e criar ferramentas para motivar seus colaboradores, mesmo com essa função o recursos humanos não é o principal setor da empresa, o departamento tem a necessidade de conhecer todas as áreas da empresa.

“Entre as práticas e políticas do setor de recursos humanos, o setor tem por finalidades: determinar o trabalho de cada funcionário, verificar a necessidade de recrutamento de novos funcionários, selecionar novos candidatos a vagas que poderão surgir, treinamento dos novos e dos funcionários que já fazem parte da organização, gerenciar planos de cargos e salários, oferecer incentivos e benefícios, analisar e avaliar o desempenho do funcionário, ajudar a construir o comprometimento, propícia no ambiente de trabalho saúde, segurança.” (Morales, 2002).

No passado a área de RH, cuidava exclusivamente da admissão, planejamento e demissão. Na atualidade é a área que cuida da manutenção do desenvolvimento de todos na Empresa, preocupada em fazer que o relacionamento entre empresa e pessoas seja excelente, fazendo com que as pessoas agreguem valores ao trabalho e que executem e permitem que a empresa alcance os resultados pretendidos pela administração. Com a importância de proporcionar um ambiente adequado para o colaborador se sentir motivado, proporcionar condições com que a empresa e o colaborador tenham o mesmo objetivo, competência e para o recrutamento de pessoas necessárias por meio da remuneração, benefícios e segurança (CHIAVENATO, 2010, p. 6).

Segundo Chiavenato (2014, p. 160) todas as empresas devem construir um planejamento estratégico e para essa estratégia ter uma boa eficácia, deve ser adotada em longo prazo, precisando também uma boa ação em conjunto com seus colaboradores.

“O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. No nível institucional, está totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.” (Chiavenato, 2014).

“Planejamento estratégico – é feito pelos líderes que estão no nível institucional da organização, como presidente e vice-presidente, ou ainda os diretores. Concentra-se em objetivos gerais em longo prazo.” (Pearson Education do Brasil, 2010, p. 34).

Sobre o Processo de Recursos Humanos, Chiavenato (2009) diz que este é dividido em 5 etapas:

• Provisão: quem vai trabalhar, feito pesquisa no mercado referente ao recrutamento e seleção de pessoas;

• Aplicação: o que a pessoa fará na organização, integração de pessoas, desenhos de cargo, descrição e análise, avaliação de desempenho do cargo;

• Manutenção: como manter a pessoa, remuneração e compensação, benefícios e serviços sociais, higiene e segurança do trabalho;

• Desenvolvimento: preparar e desenvolver pessoas, treinamento e desenvolvimento organizacional;

• Monitoramento: saber o que são e como fazem as pessoas, banco de dados, controle de frequência, produtividade e balanço social.

“O processo de Gestão de Pessoas, provoca impactos nas organizações, a maneira de lidar, buscar, integrar, orientar, fazer trabalhar, desenvolver, recompensar ou monitorar e controlar a qualidade de maneira como as pessoas são inseridas na organização, é um aspecto importante na competitividade organizacional.” (Chiavenato 2009. p. 264).

2.2 GESTÃO DE MARKETING

É um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros. Em um contexto mais específico dos negócios, o marketing implica construir relacionamentos lucrativos e de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com