TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

MATÃO/2020

Nº.

NOME

RA

01

MARCELA APARECIDA DATORRE MOREIRA

2011839

02

JUSSARA VALENTINA NEGRI

2013047

03

04

05

06

Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a empresa Supermercados Palomax Ltda?

INTRODUÇÃO

        O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM I), vem apresentar a empresa Supermercados Palomax Ltda do ramo varejista, uma rede de supermercados que se propõe a oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, com ênfase no autosserviço. Atualmente a empresa conta com seis lojas, num total de mais de 5.300 metros quadrados de área construída, recebem em torno de 280 mil clientes que buscam sempre melhores atendimentos e produtos alimentícios de qualidade. E se orgulham em contribuir com o desenvolvimento econômico e social da cidade, pois contam com mais de 650 funcionários.

[pic 2]

Fonte: Site do Palomax, 2020, http://www.palomax.com.br/

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O Grupo Palomax, tem em sua gestão, uma equipe bem estrutura, onde conta com um Presidente, uma Diretora Operacional, um Gerente Operacional, Gerentes Setoriais, Gerentes de Supermercado, Gerentes de loja, Gerente Financeiro, Gerente de Marketing, Gerente Comercial, Coordenador de TI e Coordenadora de RH.

Recentemente, visando o crescimento e expansão do grupo, contratou-se um CFO (Chief Financial Officer), também conhecido como Diretor Financeiro. É o profissional responsável por gerir e comandar o planejamento financeiro de uma organização. Pode-se dizer que é ele quem dá a cartada final para as decisões envolvendo o dinheiro, o que é decido junto com o CEO (Presidente).

A equipe de trabalho do Grupo é qualificada, a empresa faz reuniões semanais com seus gerentes para definir metas e estratégias, realiza treinamentos internos e externos para que sua equipe esteja sempre atualizada, para melhor desempenho das suas atividades.

A área de Recursos Humano conta com profissionais qualificados para triagem de currículos e seleção de pessoas, as entrevistas são feitas em grupos com os candidatos e envolve a participação dos Gerentes de Supermercados e muitas vezes, dependendo da vaga, dos Gerentes Setoriais.

É feita aplicação de provas e testes, de acordo com a vaga disponível. O RH acompanha o candidato, desde a entrevista até a Integração, onde também conta com profissionais, que ministram as palestras, como: Técnico em Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta e Nutricionista, para integrar o colaborador com as normas da empresa de acordo com cada função.

A empresa contrata muitos colaboradores para atuar nas lojas (operacional) sem qualificação, pois a mesma oferece treinamentos internos, que os preparam para suas respectivas funções, além do Programa de Padrinhos que tem como objetivos: acolher e orientar este colaborador no período de experiência, contribuir para melhoria no clima organizacional, além da melhoria no atendimento ao cliente.

Este padrinho ou madrinha tem um salário diferenciado dos demais, pois ele é responsável por planejar as atividades do novo colaborador, acompanhar a realização das atividades e treinamentos, solicitar e fornecer feedbacks informais e ainda colaborar na avaliação de experiência.

        O Grupo Palomax oferece plano de carreira. Em diversas vagas são realizados processos internos, dando oportunidade de crescimento, para colaboradores que buscam qualificação profissional e crescimento na empresa.

No ano passado visando, melhorar a produtividade e eficácia nas tarefas e rotinas administrativas, a empresa disponibilizou um estudo semanal (grupo de estudos) para os colaboradores, baseado no livro de Vicente Falconi Campos, que é muito parecido com a Teoria de Taylor. As equipes identificaram o quanto as anomalias impactavam no trabalho.

Baseado neste estudo, cada equipe traçou objetivos e estratégias, o que trouxe soluções para a redução dessas anomalias. Para Campos (2013, p. 53), “os procedimentos operacionais padrão se referem a procedimentos conduzidos nas operações, e não nos processos”. Por isso após o estudo, foi criado na empresa o POP (Procedimentos Operacional Padrão) para cada atividade executada dentro da função.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O grupo Palomax passa por investimentos empresariais constantes, onde seu objetivo foi focar nos melhores sistemas na área de varejo, fazendo com que sua comunicação empresarial fosse forte perante a sociedade.

Segundo Matos (2009, p.72) a comunicação empresarial “é um recurso estratégico de gestão, que, quando bem aproveitado, pode garantir o funcionamento coeso, integrado e produtivo da empresa”.

Para uma rede de supermercado, a comunicação tem que ter excelência, pois ela tem a função de atrair os clientes. A empresa conta com vários meios de comunicação, desde tabloide de ofertas à compras on-line através das redes sociais. Também tem a disposição do cliente, o site www.palomax.com.br, facebook palomax.oficial, instagram/palomax.oficial para obter informações sobre a empresa, possui whatsapp bussiness onde os clientes recebem através do celular as ofertas do dia, tornando fácil e rápida a comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (626.1 Kb)   docx (548.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com