TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS

TUTOR EAD: MÔNICA SATOLANI

TUTOR PRESENCIAL: MÔNICA DA SILVA CHAVES

EQUIPE:

BENEDITA NYNA BRITO SABOIA- RA: 416815

MARISA FELIX DE OLIVEIRA- RA: 447282

FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA-RA: 447281

ITAPIPOCA/ABRIL 2014[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO:

Etapa1: Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas................03

Etapa 2: Relatório sobre a empresa pesquisada........................................................................05

Etapa 3: Início do Plano de Ação (Resumo sobre: Programa de Incentivo, Modelo de Plano de Projeto, Modelo de Gestão integrando planejamento estratégico,avaliação de desempenho e gerenciamento de processos)....................................................................................................07

Plano de Ação...........................................................................................................................10

Referências Bibliográficas........................................................................................................17

[pic 4]

Etapa 1

Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas 

O filme Tempos Modernos é uma crítica a mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo o filme mostra um operário num processo quase que mecanizado em que se perde um segundo atrapalha o serviço do segundo individuo responsável pela fixação da peça seguinte. No filme é possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolvia por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornava-se “profissionais” pressionados incompletos e limitados a atuar nas mesmas funções sempre. Segundo os Teóricos mais críticos essa “especialização” dos trabalhadores era vantajosa apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia profissionais mais rápidos e consequentemente mais produtivos. Em contrapartida formavam pessoas insatisfeitas, frustradas, sobretudo em suas vidas pessoais, sem estímulo eram vistas apenas como empregados que deveriam somente aumentar a produção da fábrica. A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme nas cenas em que mostra uma espécie de supervisor fiscalizando o trabalho do operário. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários. Eles passavam a viver as rotinas da fábrica involuntariamente no seu cotidiano, tornando-se pessoas que viviam em função do trabalho e não trabalhavam em função da vida. A preocupação capitalista dos donos das fábricas inviabilizava qualquer possibilidade de humanização das técnicas trabalhistas.

Por serem profissionais de uma única função, os operários tinha nas fábricas seu único meio de sobrevivência, visto que se tornavam obrigatoriamente dependentes das atividades que desenvolviam, pois eram as únicas quais dominavam e sabiam fazer. A centralização do poder é outra característica que está presente no contexto do filme. As cenas em que mostra o dono da fábrica observando os seus operários pelos monitores retratam além da centralização a impessoalidade que os operários eram tratados. Contudo todos esses fatores e os métodos utilizados pelos clássicos começam a surgir os primeiros estudos de relações humanas, que não foi mencionada no filme, mas que começou a dar os seus primeiros passos considerando justamente a situação imposta aos operários pela abordagem clássica. O filme tempos modernos protagonizado por Charles Chaplin é o retrato dos ideais capitalistas e, sobretudo o reflexo dos primeiros estudos do comportamento do indivíduo nas organizações.

         A Gestão de Pessoas é representada pela intima interdependência das organizações e das pessoas. O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, pois sem as pessoas as organizações não existiram são as pessoas que dão vida e fazem as coisas acontecerem, do outro lado temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, realização material e até mesmo pessoal, pois fazer algo que gostamos também nos traz realização pessoal. Da junção de pessoas e organização todos com um mesmo foco o bem estar comum temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e tantos outros. Na atualidade todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. A moderna gestão de pessoas vê o seu funcionário como parceiro, dando opiniões a respeito de melhorias na produção beneficiando ambos os lados dentro das organizações. 

Etapa 2

Relatório sobre a empresa pesquisada

          A organização avaliada nesta ATPS foi A.E Comercial de calçados & Modas ltda., localizada na Rua Raimundo de Castro, 271 no centro, no município de Itapipoca. É uma empresa no ramo de calçados e confecções de médio porte, seu quadro de funcionários é formado por trinta e um funcionários. Tem como missão suprir as necessidades dos clientes com produtos de qualidade e preço justo, nos segmentos de calçados, confecções e acessórios, executando um serviço ágil e funcional e tem visão acreditando sempre no futuro e norteados pela honestidade e compromisso social, buscando cada dia mais contribuir para o engrandecimento da sociedade na qual estamos inseridos, seus valores atender com comodidade e agilidade, para ter a preferência do seu público alvo, respeitar as pessoas e suas diferenças, se integrar a comunidade ao qual estamos inseridos, trabalhar sempre com ética. Nosso publico alvo são pessoas da classe C e D.

A coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado ao gerente da empresa Sr. Manoel Gilson Rufino, com roteiro baseado em identificar o modelo de gestão utilizado na empresa. Segundo o entrevistado a empresa possui em seu sistema organizacional uma forma que defini tecnologias de gestão como proposta de meios de gestão que auxiliam os gestores na busca por melhorias no desenvolvimento organizacional, sugerindo a utilização sistemática de métodos e ferramentas que contribua com a maximização daquilo que a empresa é capaz de fazer.  Ele afirma que as ferramentas de gestão são fundamentais para o sucesso da sua empresa, reduz os riscos da decisão e aumentam as chances de atingir melhores resultados, para tentar atingir o objetivo desejado. A contratação de seus funcionários é feito através de envio de currículo coletados em agências de recrutamento privadas, feito a seleção acontece uma entrevista avaliativa com o próprio gerente e após essas etapas é feito um treinamento no período de uma semana orientado por uma pessoa encarregada desse cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com