TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  30.265 Palavras (122 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 122

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ              

UNIVERSIDADE  POLITÉCNICA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: CONTROLE E REGISTRO DE PESSOAL

PROFESSORA: KATIA

                                                                                         FEVEREIRO/2015

DISCIPLINA: CONTROLE E REGISTRO DE PESSOAL

Objetivos:

1. Apresentar os objetivos, estrutura e as principais rotinas da área de Administração de Pessoal.

2. Detalhar passo a passo os seguintes processos de Administração de Pessoal:

EMENTA:

A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos - Rotinas de admissão,  de desligamento, de duração do trabalho - A folha de pagamento -  A guarda da documentação trabalhista - Atendimento à fiscalização do trabalho e da previdência - Atuação junto à Justiça do Trabalho.

PROGRAMA DETALHADO:

  • A administração de pessoal : objetivos, principais atribuições e estrutura. A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos.
  • O processo de Admissão: regime de trabalho; o contrato de experiência; aspectos legais e operacionais da admissão,  abordando inclusive a situação de temporários, terceiros, autônomos.
  • O processo de Controle de Freqüência: jornada de trabalho, trabalho noturno, descanso; apuração da freqüência (eletrônica, folhas e cartões de ponto), controle de prorrogações de jornada, administração do Banco de Horas.
  • Processo de Interrupção/Suspensão do Contrato de Trabalho: férias,afastamentos e retornos.
  • Processo de Pagamento: conceitos de remuneração fixa e variável para efeito de pagamento; conceito de média de remuneração e seus efeitos  para faltas justificadas e horas extras; cálculos de horas extras, DSR, adicionais, vale transporte, rotina de cálculo de pagamento de cada empregado; décimo terceiro (cálculos, proporcionalidade, prazos para pagamentos).
  • Processo de Férias: do direito às férias, perda do direito às férias, período concessivo, período aquisitivo, cálculos para pagamento, prazos e prescrição.
  • Processo de Vale Transporte: abordando o termo de adesão, entrega e desconto dos vales transporte, custos para a empresa,  fornecimento em dinheiro e uma abordagem sobre as fraudes mais comuns.

ASSUNTO/TEMA: Administração de Pessoal: conceito, missão, atribuições; estrutura da área de RH e a inserção da Administração de Pessoal em sua estrutura.

Para situarmos o nosso Setor de Pessoal, temos de destacar o departamento ao qual estamos vinculados, que é o Departamento de Recursos Humanos – RH.

Este departamento é o responsável por toda a movimentação de pessoal em uma organização empresarial. É ele o responsável pela administração da mão-de-obra, desde o recrutamento até o desligamento.

Estruturalmente podemos visualizar o Departamento de Recurso Humanos da seguinte forma:

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

OBJETIVOS:

  1. Cumprir as obrigações dos Contratos Individuais, Convenções Coletivas, Acordos Coletivos e Sentenças Normativas (dissídios);
  2. Cumprir as obrigações trabalhistas;
  3. Zelar pelo cumprimento das Leis Trabalhistas e Previdenciárias;
  4. Conciliar as exigências e limitações da Legislação Trabalhista com as exigências operacionais e administrativas da Empresa;
  5. Estabelecer uma Administração de Pessoal com visão de negócios.

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

1- ADMISSÃO

2 – FREQUÊNCIA

3 – AFASTAMENTOS E RETORNOS

4 – VALE (TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO)

5 – FOLHA DE PAGAMENTO

6 – RECOLHIMENTOS

7 – FÉRIAS

8 – DESLIGAMENTOS

9 – ARQUIVO

10 – ATENDIMENTO À FISCALIZAÇÃO

RELACIONAMENTOS:

EXTERNOS                                                            INTERNOS

[pic 2]

DA INTEGRAÇÃO INTER-ORGANIZACIONAL.

O sucesso das organizações – empresas – grupos empresariais, dependem, e muito, das relações internas de seus departamentos e setores. Não há estrutura organizacional com departamentos que não são integrados socialmente e profissionalmente. As atividades de um grupo de trabalho dependem do inter-relacionamento de seus integrantes e da capacidade de adequação dos processos de comunicação às suas aptidões pessoais e profissionais administrativas.

Muitos problemas profissionais são resolvidos pelo processo de comunicação. Este processo consiste em receber informações, avaliá-las, tomar decisões, dar ordens, transmitir as decisões e ordens aos demais setores/departamento da organização.

O setor de pessoal, em muitas das vezes, é o arrimo jurídico de uma organização. Sempre que uma conduta da empresa envolver os empregados, seja na permanência, manutenção ou no seu desligamento será efetuado uma consulta ao setor de pessoal, de maior ou menor complexidade. Devendo então, o setor de pessoal, receber tal informação processá-la e orientar mostrando a ação correta a tomar.

Devemos destacar que o setor de pessoal não é um setor que aplica punições em seu sentido amplo, ou seja, não é de sua obrigação original aplicar penas disciplinares, sejam suspensões ou advertências. Tais atribuições são inerentes a cada departamento/setor em que é lotado o empregado a ser punido. Assim, é comum, mas erradamente, que os chefes de outros setores/departamentos encaminhem seus subordinados empregados ao setor/departamento de pessoal para que seja aplicado uma punição e até mesmo o aviso de demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120.6 Kb)   pdf (760.6 Kb)   docx (108.6 Kb)  
Continuar por mais 121 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com