TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  3.266 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

Após trabalhar por mais de 25 anos na Empresa Brasileira de Equipamentos Hidráulicos, o engenheiro Carlos aposentou-se como Gerente do Departamento de Compras. Antes de ingressar nessa empresa, ele já havia trabalhado em outras, por cerca de 11 anos.

O afastamento do engenheiro Carlos desencadeou uma série de problemas para o diretor da empresa, Sr. Marcos.

Embora houvesse a suposição de que o então assistente do engenheiro Carlos, o engenheiro Fernando, estivesse devidamente preparado para substituí-lo, a realidade revelou o contrário.

A fim de solucionar esse problema, a empresa contratou externamente o engenheiro Caldas para gerenciar o departamento de compras, ao mesmo tempo em que o engenheiro Fernando era transferido para outra área da empresa.

Com a admissão do engenheiro Caldas, observou-se que, em pouco tempo, o setor voltou a exibir certa eficiência, do ponto de vista técnico. Ocorre, porém, que esse engenheiro nunca havia exercido cargos de natureza administrativa.

Consequentemente passou a exibir atitudes altamente controladoras, interferindo no processo de trabalho dos compradores, centralizando decisões, demonstrando certa arrogância diante de seus subordinados. Pouco a pouco, revelou ser técnico competente, mas um péssimo gerente: os funcionários começaram a conflitar entre si, a desmotivação em relação às tarefas passou a ser alto, o absenteísmo aumentou.

O Sr. Marcos, diretor da empresa, convidou você, na condição de consultor, para explicar os erros que aconteceram na empresa e propor solução para evitar que tais desacertos se repetissem no futuro. Faça isso agora, por escrito. (máximo de 12 linhas)

Prazo de entrega: 14 de outubro de 2014. Vale 2,0 pontos. Após a resolução postar na SAV, ferramenta: Portfólio.

Com o afastamento do engenheiro Carlos, havia a necessidade de um treinamento para que o técnico Fernando pudesse desenvolver o cargo proposto pela empresa, até porque ele não tinha conhecimento algum a não ser pela parte de vendas. Consequentemente não foi o que a empresa esperava.

Tentando solucionar o problema foi feita a contratação do engenheiro Caldas, foi aonde à empresa cometeu um grande erro, ao invés de qualificar o técnico Fernando, lhe propondo treinamento e planejamento preferiu o transferir para outra área da empresa, tirando a oportunidade de desenvolvimento.

Com a contratação do engenheiro Caldas houve eficiência, apenas em um setor o de vendas, afinal ele também não tinha a experiência necessária que a empresa precisava, ajudou no aumento das vendas, porém não soube lidar com os demais funcionários, os tratando mal e deixando insatisfeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com