TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RESULTADOS

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.614 Palavras (23 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – ICSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO – TIG

IV- GESTÃO DE RESULTADOS

Belo Horizonte

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - ICSA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO – TIG

IV – GESTÃO DE RESULTADOS

Trabalho apresentado aos cursos de Gestão Financeira do centro Universitário de Belo Horizonte, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho Interdisciplinar de Graduação

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

[pic 1]

RESUMO[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]

REFERENCIAL TEÓRICO[pic 6][pic 7]

METODOLOGIA[pic 8][pic 9]

DESENVOLVIMENTO[pic 10][pic 11]

CONCLUSÃO[pic 12][pic 13]

BIBLIOGRAFIA        [pic 14]


RESUMO

A proposta do estudo é observar pequenas empresas que não possuem controle de seus recursos financeiros e propor o uso do fluxo de caixa como uma importante ferramenta de gestão do capital. Existem vários empresários, porém são poucos os que realmente conhecem suas empresas, podemos notar isso pelo grande número de falências que vemos atualmente. Muitos desses donos de empresa não sabem informar quanto entra de capital referente à comercialização de produtos ou prestação de serviço e não sabem ao certo se suas empresas estão gerando capital capaz de arcar com suas despesas. Esta informação seria facilmente apurada se esses pequenos empreendedores utilizassem o fluxo de caixa como ferramenta de gestão. Com esse dado em mãos as decisões relacionadas à área financeira da empresa poderiam ser mais acertadas.

O propósito do trabalho é mostrar como o fluxo de caixa é importante para o controle das finanças dentro das organizações. Como ele possibilita o conhecimento e a melhor administração dos recebimentos e pagamentos para que a empresa tenha clareza sobre sua geração de caixa e capacidade de pagamento de suas obrigações.

 Palavras-chave: fluxo de caixa, gestão financeira, modelo de gestão, tomada de decisão, pequenos empreendedores.

1. INTRODUÇÃO

O estudo proposto tem por objetivo a junção entre a parte teórica do curso de Gestão Financeira e prática das matérias, aplicando os conhecimentos obtidos na rotina de uma empresa. Assim os alunos envolvidos no projeto podem aplicar seus conhecimentos através de uma experiência real.

O trabalho consiste em desenvolver e implantar um modelo de gestão e controle financeiro e de fluxo de caixa dentro de uma organização empresarial, ou seja, ferramentas para facilitar a administração dos gestores. Iniciativas dessa natureza proporcionam o desenvolvimento dos profissionais de forma integral. Tanto os alunos quanto a empresa se beneficiam, pois ambos aprendem no decorrer do processo.

A empresa escolhida para o desenvolvimento do projeto e a P. Felix Acabamentos EIRELI – ME, fundada no ano 1977 por Ponciano Felix de Oliveira Filho, localizada à Rua Doutor Lund, 109, Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG e com inscrição no CNPJ: 19.813.443/0001-20, sendo uma empresa individual de responsabilidade limitada. A empresa atua no ramo de aplicação de revestimento e de resina em pisos.
A P. Felix acabamentos é uma EIRELI, ou seja, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - é constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa. A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade. Ao nome empresarial deverá ser incluída a expressão “EIRELI” após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração. A Empresa individual de responsabilidade limitada será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.
Atualmente ela não possui planejamento financeiro e não utiliza fluxo de caixa para o controle das entradas e saídas financeiras. Demandando um trabalho para a implantação de um sistema de controle financeiro na empresa.

Quando o aluno se insere na realidade de uma empresa em atividade consegue perceber toda a complexidade envolvida no processo de gestão. As matérias lecionadas no período em curso como governança corporativa, alavancagem de capital, análise econômica, finanças internacionais, mercado financeiro e de capitais e avaliação de empresas são mais compreendidas quando aplicadas dentro de uma organização. Pode parecer que algumas das matérias citadas acima não possam se aplicar em pequenos negócios, porém deve-se extrapolar a aparência e perceber que a aplicação pode ser realizada independente do tamanho da organização.  Um exemplo do que foi dito é a disciplina governança corporativa, que possui o princípio da transparência que pode ser inserido em qualquer organização independente do seu tamanho.

O aluno deve utilizar a pesquisa e o senso crítico para poder ir além do que é aprendido dentro da sala de aula para que possa ser reconhecido como um bom profissional em sua área de atuação.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Qualquer empresa, independente do seu tamanho, necessita controlar e organizar seus recursos financeiros, a inexistência da administração desses recursos pode levar qualquer organização à falência ou ao desequilíbrio financeiro, podendo comprometer suas chances de crescimento no mercado. O quadro econômico atual exige que empresas sejam mais eficientes na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões sobre o que fazer com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com