TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RH

Por:   •  13/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

Gerdau: a empresa

A Gerdau S.A. é uma empresa siderúrgica brasileira, sediada em São Paulo, com presença industrial em 14 países e ações listadas nas bolsas de São Paulo, Nova York e Madri. É a maior produtora de aços longos nas Américas e conta hoje com 40 unidades produtoras de aço e mais de 30 mil colaboradores ao redor do mundo (GERDAU, 2017). A empresa iniciou suas atividades em 1901, quando o imigrante alemão João Gerdau e seu filho Hugo inauguraram a fábrica de pregos Pontas de Paris em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nestes 117 anos de existência a empresa ampliou seu foco e seu campo de atuação gradativamente. O seu crescimento ocorreu a partir de fusões e aquisições, primeiramente no Brasil e logo em seguida no exterior. O crescimento alavancado que a empresa atravessou nos anos 1980 e 1990 sofreu um forte revés quando a crise financeira de 2008 abalou os mercados de todo o mundo. Com excesso de capacidade, a Gerdau viu suas receitas diminuírem rapidamente e sua lucratividade cair. De acordo com os entrevistados, neste mesmo período, a China e a Rússia entraram no mercado do aço com um alto volume de oferta e modelo de baixo custo de produção, o que obrigou a empresa a repensar sua estratégia organizacional. A partir de então ficou evidente para o conselho da Gerdau que o modelo de negócios tradicional e centralizado utilizado até então pela empresa – e que havia alcançado bons resultados no passado – precisaria ser modificado para garantir a sobrevivência e permanência da empresa no mercado de aço internacional e nacional

Cultura organizacional

A definição de cultura organizacional é resultado da compreensão do termo “cultura” em diversos campos tais como Psicologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia (NEGREIROS, 2011). Para Smircich (1983), a cultura de uma organização pode ser considerada como uma variável ou como uma metáfora. Como metáfora, a cultura é algo que a organização é, ou seja, trata-se de uma forma de expressão da consciência humana (SMIRCICH, 1983). Estudar a cultura de uma organização como metáfora contribui para a compreensão de elementos como normas, valores e crenças (CARRIERI, 2008) e requer uma imersão profunda na organização (CHATMAN; O’REILLY, 2016). Por outro lado, como variável, a cultura é algo que a organização tem, o que significa que ela pode ser transformada, gerenciada e ainda influenciar o desempenho organizacional (SMIRCICH, 1983; CARRIERI, 2008)

Gestão de pessoas por competências

 A forma como as organizações gerenciam seu pessoal tem se alterado com o passar dos anos (ZARIFIAN, 2001). Se antes os trabalhadores eram avaliados em função do uso do corpo, agora a avaliação é feita fundamentada a partir da capacidade de análise do cérebro (ZARIFIAN, 2001). Essas transformações são reflexo da inadequação dos modelos tradicionais de gestão de pessoas no suporte às necessidades e expectativas por parte tanto dos trabalhadores, quanto das próprias organizações (DUTRA, 2017)

Em especial no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, é notória uma maior disposição para evidenciar as pessoas que mais agregavam valor para a prosperidade da organização (DUTRA, 2017). Nesse contexto, a definição das competências desejadas foi a melhor forma de as organizações explicitarem suas expectativas em relação aos funcionários (DUTRA, 2017). Stepanenko e Kashevnik (2017) argumentam que o gerenciamento das competências está se transformando em um processo essencial para as organizações, uma vez que permite que recrutadores e diretores gerenciem os recursos humanos de forma eficaz

Para Boyatzis (1982, p. 12), “as competências individuais representam a capacidade de influenciar em uma situação de trabalho”.

Similarmente, de acordo com Le Boterf (2003, p. 47), “a competência é uma ação ou um conjunto de ações finalizado sobre uma utilidade, sobre uma finalidade que tem um sentido para o profissional”.

As vantagens que o uso do conceito de competências na gestão de pessoas pode trazer para a organização e para as pessoas. Dentre os benefícios para as organizações, destacam-se: simplicidade, flexibilidade, transparência, melhoria nos investimentos em desenvolvimento profissional, possibilidade de mudança em termos de estrutura, organização e tecnologia e balanceamento entre remuneração e agregação de valor (DUTRA, 2001)

Como tudo começou

A fim de garantir sua sobrevivência, em 2012 a Gerdau iniciou um grande projeto de Transformação Cultural. A partir do questionamento “o que é absolutamente fundamental para a Gerdau atingir os objetivos estratégicos?” A empresa lançou o Projeto Gerdau 2022 que tem como principal objetivo ampliar a eficiência e a rentabilidade de suas operações no mercado. O Plano de Transformação Cultural da empresa foi subdivido em quatro etapas: (1) Definição dos imperativos do negócio; (2) Avaliação da cultura organizacional atual da empresa; (3) Definição dos atributos da nova cultura organizacional; e (4) Desenvolvimento do Plano de Ação.

1° A primeira etapa do projeto de Transformação Cultural da Gerdau teve como objetivo principal a definição dos imperativos do negócio essenciais para o aumento da produtividade e lucratividade da empresa.

Este processo resultou na definição de três imperativos do negócio, em outras palavras, três competências organizacionais:

 1 atitude empreendedora para a construção de modelos de negócios customizados com geração de caixa autossustentável;

2 líderes globais diferenciados com equipes de alto desempenho; e

3 ser globalmente competitivo em custos e produtividade.

2°Avaliação da cultura atual da organização

 Uma vez definidas as competências organizacionais (imperativos do negócio), a Gerdau realizou um processo de avaliação da cultura organizacional da empresa a fim de identificar sua aderência e alinhamento ao modelo de cultura organizacional desejado.

 O processo foi realizado por meio de um questionário online, direcionado a todos os líderes da organização. Aproximadamente 6.000 líderes, localizados em todas as unidades da Gerdau ao redor do mundo responderam ao questionário.

A partir dos resultados dos questionários foi possível identificar que a organização possuía uma cultura organizacional forte, que se fazia presente em todas as unidades da Gerdau: uma cultura de segurança, respeito, envolvimento e orgulho, mas também centralizadora, burocrática e hierárquica.

 A avaliação desse resultado, portanto, demonstrou a necessidade de mudança na cultura organizacional. Entre os temas críticos que deveriam ser transformados. O relatório final contendo as análises dos resultados e as recomendações de mudança foi entregue ao Conselho da Gerdau no final do ano de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com