TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

Gabriely Kelly Sarmento Marcelino – RA 02410038409

JUST IN TIME

JUST IN TIME

O termo just in time teve sua origem no Japão, por volta dos anos 70, a ideia é básica e seu desenvolvimento sendo autorizado a Toyata Motor Company, ela que procurava um sistema da administração que fosse capaz de coordenar a produção com uma certa demanda bem especifica de diferentes modelos de veículos e sempre tendo o menor atraso em seus processos para a entrega.

Esse sistema e para que a organização possa puxar a produção a partir da demanda, sempre produzindo cada um dos itens necessários, em suas devidas quantidades e até mesmo no momento necessário. Ele ficou conhecido como sistema Kanban. Esse foi o nome utilizado aos cartões para que fosse autorizado a produção e a movimentação dos itens ao longo do processo produtivo.

O Just in time é bem mais que apenas uma técnica ou até mesmo um grupo de técnicas da parte da administração da produção, ele pode ser considerado até mesmo como uma ideologia finalizada, onde é incluso o aspectos da administração de materiais, arranjo físico, organização do trabalho, gestão de recursos humanos, projeto de produto e a gestão da qualidade.

Ainda que possam falar que o sucesso desse sistema dentro da administração o Just in Time esteja prensado nas suas características da cultura japonesa, alguns gerentes e acadêmicos tem sido convencido de que esta ideologia é composta por de praticas gerenciais e que pode sim ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa que esteja precisando desse sistema dentro da administração da organização.

As expressões que são usadas geralmente para tradução nesse ponto de vista da ideologia Just in Time são produção de estoque, a eliminação de desperdícios, a manufatura de fluxo continuo, o esforço continuo na resolução de problemas e a melhoria continua dos processos.

Os objetivos do JIT tem o principal objetivo da melhoria contínua do processo. Ou seja, a sua obsessão dos objetivos se dá através do mecanismo da diminuição do estoque, os quais se aproximam da camuflagem dos problemas. Os estoques tem sido muito utilizado para evitaras suas interrupções do processo produtivo, diante dos problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:

  • O primeiro grupo é o problema de qualidade, ou seja, é quando algum dos passos do processo da produção mostra que está tendo problemas de qualidade, criando sobras de forma totalmente errada, o estoque, colocado entre passos e consequências, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as dificuldades que ocorreram nas estapas dos estágios anteriores. Consequentemente, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
  • O segundo grupo é problema de quebra da máquina, ou seja, é quando uma máquina para por problemas de manutenção, os processo terá uma consequência porque são "alimentados" por esta máquina e teve que parar, caso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse, até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção normal novamente.
  • O terceiro grupo é o problema da preparação da máquina, é quando uma máquina processa as operações em mais de um componente, é preciso que seja preparado uma máquina para cada mudança dos componentes que precisam ser processados. Essa preparação representa os custos referentes ao período que não teve os efeitos do equipamento , à mão de obra requerida na operação, entre outros. Quanto maiores estes custos, maior sera o lote a ser executado, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de peças, reduzindo por conseqüência , o custo por unidade. As demandas grandes de produção geram estoques, pois a produção executa antecipadamente à produecao, sendo consumida por esta em períodos subseqüentes.

Como todas as metodologias tem suas vantagens, a metodologia Just in Time também possui as suas, sendo elas a otimização dos processos que ela é caracterizada por cuidar da produção sob demanda, ou seja, os processos mapeados se tornam muito mais rápidos e enxutos, sempre conferindo a maior produtividade a companhia. A outra vantagem é que se tem a redução de custos, ou seja, é porque a partir do princípio que toda a matéria-prima que foi adquirida estará sendo utilizada, as operações de gestão de estoque e o inventario que podem ser reduzidas, possivelmente também pode ser reduzido o ambiente necessário para que possam realizar cada processo, ficando apenas os espaços necessários. Mais uma vantagem é a flexibilidade, ela é uma das principais vantagens da metodologia, pois é através dela que a realização de um processo fica mais fácil de ser feito em sua produção, levamos em consideração que a oportunidade para o cliente que pensa em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com