TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  19/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

UNIOESTE - Curso de Administração - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR

Disciplina: Estratégia Organizacional– 4º Ano.

  1. Defina o que é Planejamento?

Planejamento significa o ato ou efeito de planejar, ou seja, é a forma de se criar um plano para se atingir determinado objetivo.

  1. Conceitue Planejar?

Planejar é o ato ou efeito de prever, ou seja, antecipar algo que ainda não aconteceu, preparar se para fazer algo de forma organizada.

  1. Apresente os conceitos de Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.

 Planejamento Estratégico: é onde tudo começa, tem se uma visão geral da empresa, sendo a etapa pela qual é definido os objetivos a longo prazo da organização. Sendo uma visão de futuro, que irá se estruturar nos fatores do ambiente externo e nos fatores internos, no qual também é definido os valores, visões e missão da organização.  Podemos destacar no planejamento estratégico os seguintes pontos principais: visão da empresa, forte orientação externa, foco no longo prazo, objetivos gerais e planos genéricos.  Sendo todos ligados a alta administração.

Planejamento Tático: diferente do planejamento estratégico que engloba toda a organização, o planejamento tático tem um nível mais limitado, resumindo se a departamentos, envolvendo as vezes um único processo de ponta a ponta. Ele é responsável por criar metas e condições para as ações estabelecidas no nível anterior. O planejamento tático tem foco no médio prazo. Resumindo: visão por unidade de negócios ou departamentos, foco no médio prazo, definições das principais ações por departamentos. Ligados aso gerentes.

Planejamento Operacional: nesta etapa saem as ações e metas traçadas pelo nível tático par atingir os objetivos das decisões estratégicas, tem foco no curto prazo. Ou seja, neste nível temos: visão por tarefas rotineiras, foco no curto prazo, definições de objetivos e resultados bem específicos. Ligado aos supervisores.

  1. Em relação ao Planejamento Estratégico, o que vem a ser uma atitude Tradicionalista; Pragmática e Estratégica?

Atitude Tradicionalista: tem como base a utilização de fatos que ocorreram no passado, onde muitos profissionais, pessoas e organizações vivem baseados nos fatos e acontecimentos que ocorreram no passado. Ou seja, quem possuí a atitude tradicionalista, aplica no seu presente coisas que aconteceram no passado, onde as experiências adquiridas servem para delinear tanto o presente como o futuro, tendo a visão de que o que deu certo ontem, será o que dará certo hoje, aplicando o deu certo e evitando o que deu errado. É do passado que essas pessoas tiram as experiencias para as tomadas de decisões sobre por que, o que, como e quando fazer.

Atitude Pragmática: seria a vivência do cotidiano, baseado em informações sobre fatos, notícias, boatos vindos do ambiente interno ou externo. Tem como base a utilização de todo seu tempo e atenção para com as informações do presente, não direcionando nenhum tempo ou atenção para planejamento ou informações que podem ajudar no futuro, ou seja não possuem a ideia de que é no futuro que pode existir as grandes oportunidades e as ameaças que devem ser enfrentadas. Os adeptos dessa atitude estão atentos apenas ao que acontece no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com