TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Democrática

Por:   •  14/3/2017  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Pro-Funcionário – Técnico em Secretaria Escolar

Turma “B”

Fabiano de Araujo Lucena.

Gestão Escolar Democrática nos Sistemas e nas Escolas

Memorial

Fui conselheiro escolar, representando o segmento carreira assistência à educação. Participei de várias reuniões do Conselho Escolar. Nas reuniões sempre tinha representantes dos segmentos pais, professores, assistentes e o membro nato, a diretora. Debatemos vários temas durante esse mandato.

Um tema bem debatido foi a redução do horário de aula em período de seca. Nessa reunião o Conselho Escolar deliberou por reduzirem o horário de aula em uma hora.

Outro momento de destaque foi marcar uma próxima reunião para definirmos com que gastaríamos a verba que estava disponível para escola. Foi dado tempo para cada um consultar seus segmentos e em próxima ocasião foi definido o que seria comprado para cada setor da escola, de acordo com as prioridades.

O lanche ofertado pela cantina comercial foi tema de algumas reunião, inclusive o dono da cantina foi convocado para uma reunião e se dispôs a alterar o cardápio ofertado e solicitou uma campanha junto aos alunos para mudança de costumes alimentícios, com intuito de não haver perda de rendimentos.

Percebo que o Conselho escolar é um colegiado de extrema importância para a efetiva participação da comunidade escolar, mesmo que suas decisões sejam para alocar verbas geralmente engessadas. Existe a possibilidade de valorizar as particularidades da comunidade.

O maior desafio da comunidade escolar é de entender que o conselho tem força, que é um colegiado ativo que representa realmente os segmentos da comunidade escolar, pois, a maioria dos conselheiros são convocados apenas para assina atas e notas.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com