TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Empresarial com Foco nas Leis Trabalhistas

Por:   •  25/6/2022  •  Monografia  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Licenciatura em Química

Módulo: II

Ano/Semestre:2022.2

Disciplina:  Química Orgânica

Nome Completo do Aluno (a): Camila Rodrigues Barbosa

Polo:   Dom Pedro                                                                                        Data: 24 / 05 /2022

        Resumo

         A diversidade química das plantas como fontes de FITOFÁRMACOS

Os produtos naturais possuem grande importância  na indústria terapêutica,  pois foram essas  diferentes classes de produtos naturais que originaram diversos fármacos de distintas categorias terapêuticas, como a  morfina, atropina, taxol digoxina, e ácido salicílico, porém é importante ressaltar que embora haja uma diversidade grande desses produtos, seu estudos e aplicações devem ser padronizados, uma vez que existem   fatores como variação de composto no período vegetativo e a interação da planta com o meio ambiente que podem interferir de maneira direta no resultado final do uso terapêutico, portanto a padronização dos princípios ativos e da estabilidade desses produtos são de suma importância para a eficácia terapêutica.

Como exemplo de produto natural terapêutico temos a Catharanthus Roseus uma planta capaz  de produzir mais de 90 compostos alcaloidicos que são essenciais na indústria farmacêutica, dois destes alcaloide indolicos dimericos são a vincristina e a vimblastina que são fármacos eficazes isolados da vinca rósea e são amplamente empregados no tratamento de leucemias principalmente em crianças, esses fármacos representam um poderoso instrumento terapêutico para combate desta doença e são obtidos de fontes naturais pela Eli Lylli

Outro exemplo de produto farmacêutico natural é a hipercina derivado da classe das naftodiantronas, é um dos componentes químicos do extrato alcoólico de Hypericum Perfonatum utilizado como psicofitofármaco com propriedade antidepressiva, esse mesmo produto aromático é encontrado com outros dez componentes no extrato da erva de São João.

Um ponto importante de ser relembrado é que a maioria das preparações farmacêuticas comercializadas são feitas a partir das partes aéreas, ou seja, do produto natural são coletados e preparados os extratos etanolico.

Como já foi citado anteriormente, os produtos naturais possuem uma diversidade imensa e o Brasil é o país com este maior diversidade do mundo portanto os exemplos de produtos farmacêuticos naturais citados anteriormente são apenas alguns dos mais relevantes da terapêutica mundial, é claro que ainda  temos um imenso mundo de vegetais a serem estudados para a utilização da tecnologia farmacêutica de fitoterapêuticos com maior eficácia, mas não podemos negar que houve um avanço significativo no que diz respeito aos estudos de novos fármacos provenientes de produtos naturais que até então tinham propriedades desconhecidas.

Referências

BARREIRO, Eliezer J.; FRAGA, Carlos Alberto Manssour. A diversidade química das plantas como fontes de FITOFÁRMACOS. A interação dos vegetais com o meio ambiente, [s. l.], ed. 1, maio 2001. DOI https://www.artmed.com.br. Disponível em: qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/divers.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (572.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com