TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  30/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

analisar os diferentes estilos de liderança estudados ao longo da disciplina.

Para atender corretamente ao objetivo proposto, a sua análise deverá contemplar os seguintes aspectos:

  • principais características dos perfis de liderança apresentados. São somente os que estudamos. A sugestão de leitura traz 10 perfis, e não estudamos todos. Se quiser, pode tomar algo dali, mas não precisa considerar abordar esses 10 perfis. Atenção: os papeis de liderança de Quinn et.al. NÃO são perfis de liderança
  • vantagens e desvantagens de cada perfil. Se quiser, pode fazer isso em forma de um quadro. E lembre-se de citar a fonte e fazer a devida referência do quadro. Evite copiar o quadro de algum lugar, já pronto. Elabore você esse quadro;
  • estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional. E aqui você deve discorrer sobre o que observa, pode ser específico de seu ambiente de trabalho. Cite o contexto, o estilo, e o que percebe que ele acarreta às equipes e á organização.
  • estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional. E aqui você deve discorrer sobre o que observa, pode ser específico de seu ambiente de trabalho. Cite o contexto, o estilo, e o que percebe que ele acarreta às equipes e á organização.

Estilo autocrático: são os líderes que decidem sozinho e não aceitam opiniões de seus subordinados. Apenas comunicam suas decisões para a equipe.

Vantagens: mantém o controle sobre as decisões e equipe. Não permite que façam nada sem seu consentimento.

Desvantagens: O líder pode se sobrecarregar com tarefas, reuniões e não conseguir dar conta de todas as decisões necessárias. Com isso processos podem ser paralisados até que decida algo.

Na ausência do líder e sem decisões claras estabelecidas em momento de dúvida, as pessoas podem ficar paradas até que o líder defina pendências.

As pessoas acreditam que não poderão apresentar seu potencial tendo em vista que o líder autocrático não permite a opinião dos seus subordinados e dessa maneira desmotivar sua equipe.

Estilo Participativo: onde Likert (1971) o líder participa dos acontecimentos da área em que atua, colabora para a solução de problemas, permite a opinião dos colaboradores a fim de ter subsidio com informações para decisão e demonstra que os interesses dos colaboradores são fundamentais para os resultados. Os líderes devem demonstrar interesse.

Vantagens: apoio da equipe e poder de decisão com base na experiencia dos funcionários.
Desvantagens:

Estilo Liberal: delega atividades para que os funcionários possam trabalhar e decidir. Acredita que as pessoas tenham capacidade de conduzir as tarefas e em caso de eventuais necessidades para decidir algo que está gerando impacto.

Vantagens: agilidade na tomada de decisões e realização de iniciativas. Não engessa o fluxo de tomada de decisões. As decisões ficam descentralizadas. Resposta rápida à problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com