TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

S.O.S Livraria

Demonstrar através de uma análise do cenário atual e o que se espera do futuro, considerando fatores do ponto de vista do cliente, do fornecedor e das novas tendências para o mercado em que a livraria “A loja da Esquina” está inserida.  

  • Rivalidade entre as empresas: Analise da taxa de crescimento do setor e análise de  faturamento do concorrente, porque são as únicas lojas físicas na região gerando um alto grau de rivalidade.

  • Novos entrantes potenciais: Análise da nova loja da família Fox que foi aberta nas proximidades da livraria, devido ao conceito que que a livraria da esquina possui inibe alguns concorrentes menores, como aconteceu anteriormente.

  • Produtos substitutos:  Com a tecnologia muito presente como os eBooks, áudio livro e vídeos com diversos conteúdos, afetam a loja da esquina e a Fox Books.

  • Barganha dos compradores: O espaço físico limita o numero de títulos disponíveis aos seus clientes e a entrada de um novo concorrente na região.

  •  

  • Barganha dos fornecedores: Diversificar os escritores e aumentar o numero de editoras parceiras, a Fox possui um poder maior devido ao rede de livarias.

Diversificar o modelo de negócio com a readequação do espaço, com a possibilidade de impressão rápidas.

Agregar serviços de conveniência para os clientes, tais como: café e espaço de leitura.

 

Criação de um aplicativo para fazer compras virtuais e receber avisos de novidades, baseado no perfil do cliente.

O mapa estratégico foi elaborado visando direcionar a livraria para a estratégia adequada para o cenário atual, englobando a tendência do mercado e dos clientes.

O mapa foi elaborado de forma sucinta destacando as principais perspectivas presentes na livraria.

Vale lembrar que o marco desse mapeamento é a agregação de novos serviços a livraria da esquina, para que ela retome o espaço e aumente sua participação nele.

1. Criar espaço de leitura agregando serviços de café e lanches

2. Ampliar o públicos e títulos disponíveis

3. Implantar o serviço de impressão de livros de acordo com a demanda

4. Adesão ao sistema ecommerce e fidelizar os clientes através de aplicativos

Apresente uma conclusão para sua apresentação.

O material apresentado explorou uma visão estratégica que acreditamos ser o caminho  a ser trilhado pela Livraria da Esquina frente aos novos desafios do mercado atual, além é claro de estar atento aos novos perfis de potencias clientes, principalmente a nova geração de consumidores mais antenados as redes sociais e ávidos por facilidades do dia a dia, como compras online.

Espera-se que com as ações discutidas, a Livraria da Esquina possa ter tempos de glória novamente, com clientes fieis aos valores da empresa.


Liste as fontes de consulta utilizadas para elaborar sua apresentação de acordo com os referenciais da ABNT.

LEONARDI, Ana Carolina. Livraria dá adeus a estoque e imprime livros na hora. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/livrarias-comecam-a-imprimir-livros-na-hora/. Acesso em: 06/05/2019.

NAVAJAS, Laura. Amazon abre primeira livraria física em Nova York . Disponível em: https://portalnovarejo.com.br/2017/05/amazon-abre-primeira-livraria-fisica-em-nova-york/. Acesso em 06/05/2019.

NETO, Leonardo. Nos EUA, livros impressos continuam subindo enquanto que os digitais caem. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2018/02/19/nos-eua-livros-impressos-continuam-subindo-enquanto-que-os-digitais-caem. Acesso em 06/05/2019.

Obrigado pela oportunidade em apresentarmos essa sugestão de planejamento estratégico e seu tempo dedicado em ouvir nossa apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com