TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Tatiane Cardoso de Lima

GEP 13

Trabalho da disciplina de estratégia

O trabalho consiste em pesquisar um caso de negócio na mídia (revista Exame, HSM, jornais, internet, anuários de universidades, congressos, entre outros) que possibilite extrair as seguintes informações conceituais ministradas na disciplina de estratégia.

Nota: para responder as perguntas do trabalho pode ser necessária a busca de mais de uma fonte de pesquisa. Anexar todas as fontes de pesquisa no trabalho.

A empresa a ser pesquisada é a que eu trabalho, AMARO FASHION LTDA. Empresa no ramo do varejo. Por isso a maior parte das informações não há fonte externa de pesquisa, mas pôde-se obter algumas informações no site da empresa (www.amaro.com) e também em seu LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/amaro/mycompany/).

Bloco A

  1. Quais as tendências do macro ambiente externo? E para o negócio pesquisado quais são as oportunidades e ameaças identificadas?

O macroambiente refere-se às forças político-legais, econômicas, tecnológicas e sociais, que através de seus sistemas e tendências afetam as empresas e criam milhares de oportunidades e ameaças ou restrições para os gestores estratégicos (WRIGHT, KROLL, PARNELL, 2010).

Devido às constantes mudanças o varejo tem se deparado, como por exemplo, o surgimento da concorrência dos produtos chineses, a intensificação da concorrência de produtos fabricados em outros lugares do Brasil, bem como dos próprios concorrentes iniciarem as vendas online, torna-se útil o conhecimento por parte das confecções de seu ambiente externo e interno.

Viu-se que havia a oportunidade de abranger a venda dos produtos online para outras marcas e não só as fabricadas pela AMARO e as ameaças identificadas seria a concorrência de marcas e preços.

  1. Qual o propósito organizacional da empresa pesquisada – definição do negócio (amplo e restrito), missão, visão e valores.

A AMARO é um destino omnicanal onde os clientes podem descobrir e comprar uma ampla variedade de marcas interessantes que combinam com seu estilo de vida.

Seu valor é estar aqui para a mudança que os consumidores exigem hoje: é preciso uma abordagem mais honesta, acessível e inteligente para a experiência do cliente. Cada vertical está pronta para ser reinventada à medida que os consumidores se movimentam online no Brasil.

Sua visão é a de que a AMARO está projetada para atender às novas gerações, servindo-as com produtos sustentáveis ​​de alta qualidade a preços acessíveis e com conveniência sem precedentes.

Sua missão a cada dia, é de que a AMARO construa o futuro do varejo criando soluções do início ao fim, buscando oferecer uma experiência de classe mundial para todos os nossos clientes.

É tornar mais fácil e agradável para todos os consumidores com mentalidade digital encontrar produtos que se encaixem em suas vidas e valores. Com o objetivo de impactar a vida de milhões.

  1. Quais os stakeholders do negócio e de que forma eles podem ou poderão influenciar a organização?

Podemos considerar a área de produtos como os Stakeholders do negócio, pois eles são os responsáveis por desenhar e projetar os produtos que serão produzidos e vendidos pela AMARO, assim também como a área de Engenharia de software que faz com o site seja criado e fique no ar.

  1. Quais as barreiras de entradas e de saídas constituídas por esta empresa? E de  que forma o negócio poderá usufruir delas?

Algumas das barreiras de entrada são:
Implementação do site: Mesmo com a existência de ferramentas que simplificam e barateiam a criação e atualização de um site de e-commerce, esse é apenas o primeiro passo na criação do negócio.É preciso ter certeza de que o site utilizado cumpre requisitos básicos de segurança dos dados pessoais e de pagamento dos consumidores. Também é necessário assegurar que todos os sistemas complementares a loja estão em pleno funcionamento, tais como: interface de cálculo de frete, ferramentas de acompanhamento da jornada do cliente, ERP para controle de estoque e preços de venda, entre outros.

Para isso, o gestor da loja virtual precisa deter certo conhecimento da área de tecnologia, mesmo que isso não fique sob sua responsabilidade direta.

Essa curva de aprendizagem pode levar certo tempo, afetando a competitividade do negócio e o desempenho comercial.

Como na AMARO tudo é feito “dentro de casa” e temos especialistas no assunto, isso acaba a deixando em vantagem frente aos concorrentes.

Manutenção de um serviço de qualidade: Mais desafiador do que é a criação de uma loja virtual é a sua manutenção. Existem custos que envolvem desde a operação básica do site, como servidores, até o controle de fluxo de caixa e a gestão de pedidos e entregas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com